Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

JSD Penafiel quer que IHRU entregue habitações devolutas a jovens e famílias em situação de carência habitacional

Partilhar por:

Fotografia: JSD Penafiel

A JSD Penafiel denuncia, em comunicado enviado ao Novum Canal, a existência de dezenas de casa vazias em Penafiel, propriedade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) que não “estão a servir o seu propósito”.

A JSD enviou mesmo uma recomendação ao IHRU a solicitar que o instituto entregue estas habitações aos jovens e famílias que se encontram em situação de carência habitacional, recomendação que coincide com uma outra enviada, há cerca de um ano.

“Estas casas precisam de vida: um ano depois, sem resposta, a JSD Penafiel denuncia novamente a existência de dezenas de casa vazias em Penafiel . Há 1 ano, a Juventude Social Democrata de Penafiel (JSD Penafiel), teve conhecimento da existência de dezenas de habitações propriedade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) no concelho de Penafiel que se encontram vazias, ou seja, não estão a servir o seu propósito: dar resposta às famílias e jovens que vivem em situação de carência habitacional”, refere a presidente da Comissão Política, Ana Lourenço.

A JSD lançou inclusive um vídeo chamando à atenção para esta situação, vídeo esse que se encontra disponível na página oficial da estrutura jovem laranja.

No mesmo comunicado, a JSD Penafiel recorda que “direito à habitação é um direito do ser humano, conforme previsto no nº 1, artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa”.

Fotografia: JSD Penafiel

“Sabendo que o direito à habitação é um direito do ser humano, conforme previsto no nº 1, artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa, a JSD Penafiel enviou uma recomendação ao IHRU, solicitando ao conselho Diretivo do IHRU o realojamento de famílias e jovens em situação, nomeadamente através da realização de obras e entrega das habitações ao município que tem mais conhecimento da realidade do concelho. Contudo não houve resposta e as habitações continuam sem servir o seu propósito. Passado um ano, a JSD Penafiel volta a denunciar a situação e não descansará enquanto a situação não for resolvida”, refere a nota de imprensa que propõe também que “parte das habitações sejam destinadas a jovens que vivem e trabalham em Penafiel. A presidente da JSD Penafiel, não compreende como é que o governo central, perante a situação habitacional existente tem a coragem de ter habitações desabitadas que podem ajudar várias famílias e jovens a emancipar-se e apenas as deixa a  degradar-se. Perante isto, a JSD Penafiel não descansará enquanto “Não se der vida a estas casas”.

O Novum Canal contactou o IHRU, enviando inclusive várias perguntas para o email do instituto, sobre o tema em apreço, mas até ao momento não obteve qualquer esclarecimento.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!