Novum Canal

mobile

tablet

“Menos 6,6 milhões de consultas médicas presenciais” nos centros de saúde, segundo Movimento Saúde em Dia

Partilhar por:

Um estudo do Movimento Saúde em Dia, movimento criado pela Ordem dos Médicos e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com a Roche, adverte que “nos primeiros 10 meses deste ano, registaram-se menos nove milhões de contactos presenciais médicos e de enfermagem nos centros de saúde”.

De acordo com o estudo, que tem como propósitos alertar para a importância de não esconder sintomas, “nos hospitais, os contactos presenciais sofreram uma redução de 2,7 milhões entre janeiro e outubro de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior”.

O estudo  refere, também, também, “a realização de rastreios está a ser muito afetada”, confirmando que “nos primeiros dez meses deste ano terão ficado por fazer: 119 mil mamografias,  81 mil rastreios do cólon e reto e 99 mil colpocitologias”.

Ao nível dos cuidados de saúde primários, o estudo refere que foram feitas “menos 6,6 milhões de consultas médicas presenciais, menos 3,1 milhões de contactos presenciais de enfermagem, uma queda de 43% nas consultas médicas ao domicílio”.

Já nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, o estudo aponta para “menos 2,7 milhões de contactos hospitalares, menos 21% de cirurgiasprogramadas, menos 10% de cirurgias urgentes”, uma “redução de 18% nas primeiras consultas” e “menos 27% de episódios atendidos nas urgências”.

O estudo da responsabilidade GFK Metris e que foi promovido pelo Movimento Saúde em Dia reconhece que a pandemia dificultou o acesso a cuidados de saúde, sendo que “210 mil portugueses que se sentiram doentes durante a pandemia não recorreram a cuidados de saúde”.

Outras das conclusões que o estudo aponta é de que “9% dos portugueses (699 mil) tiveram uma consulta médica à distância; 95% destas consultas por telemedicina foram por telefone, o que significa que quase todas foram uma não-efetiva consulta de telemedicina; menos de 5% dessas teleconsultas envolveram transmissão de imagem”.

Refira-se que já em setembro, o Movimento Saúde em Dia tinha apresentado dados dos primeiros sete meses deste ano.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!