Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Bombeiros de Lousada cumprem tradição de fazer presépio de Natal

Partilhar por:

Fotografia: Bombeiros de Lousada

Tal como vem sendo habitual em anos anteriores, os Bombeiros de Lousada voltaram a instalar no quartel da corporação o presépio de Natal, que vai estar patente ao público até ao Dia de Reis.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada, Antero Correia, referiu que a instalação do presépio é uma tradição que remonta a 1982/83, tem como objetivo de assinalar a quadra natalícia, reconhecendo que o presépio tem, presentemente, uma dimensão diferente do que a que tinha inicialmente, constituindo um motivo de partilha com a comunidade.

Ao Novum Canal, Antero Correia realçou que o presépio é realizado apenas e exclusivamente pelos bombeiros, abrange uma área já considerável do quartel, e integra cerca de 400 peças.

O presépio, além das figuras de barro, é decorado com musgo, lenha, integra uma fonte de água que constitui uma verdadeira atração para os mais novos e também para os adultos além da gruta onde nasceu o “Menino Jesus”.

Algumas das peças expostas são recuperadas, outras transitam de uns anos para os outros.

Fotografia: Bombeiros de Lousada

Falando da dimensão e da visibilidade que esta estrutura tem junto da comunidade, Antero Correia realçou que até ao Dia de Reis são inúmeros os lousadenses que vão passar pelo quartel, num ritual que além de assinalar a quadra natalícia constitui um momento de partilha e convívio para a comunidade.

O responsável pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Lousada esclareceu, ainda, que o presépio é, também, uma oportunidade para muitos pais passarem pelo quartel com os seus filhos, sendo, hoje, uma verdadeira obra de arte admirada por muitos lousadenses e não só.

Antero Correia recordou, ainda, que o presépio constitui uma homenagem aos bombeiros que iniciaram a tradição da sua construção que se estende aos que lhe deram continuidade que a seguem e a mantêm.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!