Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

Câmara de Celorico de Basto disponibiliza Balcão da Inclusão

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Celorico de Basto

O município de Celorico de Basto estabeleceu, no dia 3, data em que se assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, um protocolo de cooperação com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. para disponibilizar um serviço de atendimento e informação para pessoas com deficiência, denominado Balcão para a Inclusão.

O novo serviço, lê-se na publicação da autarquia, irá disponibilizar um atendimento técnico especializado relativamente a questões relacionadas com as áreas da deficiência e respostas para as pessoas e cuidadores sobre “empregos e apoios para entidades empregadoras, prestações sociais e produtos de apoio, centros de recursos para a inclusão, formação profissional e intervenção precoce”.

O novo serviço terá também como missão “prestar apoio em questões como benefícios fiscais,  acessibilidades, transportes, educação, apoio ao cuidador e atendimento do provedor da pessoa com deficiência”.

Fotografia: Câmara de Celorico de Basto

A página oficial  da Câmara de Celorico de Basto remete  para uma curta mensagem vídeo do presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, em que este realça a necessidade e a importância da sociedade lutar contra a discriminação, aquilo que é a visão da “compaixão, da pena relativamente a seres e a pessoas que têm capacidades, vontade de contribuir na vida comunitária”.

“Devemos olhar para estas pessoas  no sentido inclusivo, com olhar de amor, ternura, de vontade que elas participem também na nossa vida comunitária e social. Nunca com o olhar de compaixão. Nunca com o olhar de pena, mas sim com o olhar de inclusão e sentir que poderemos fazer sempre mais, que todos aqueles que sofrem, se sentem marginalizados, possam ser incluídos na sociedade assim como todos aqueles que vivem à volta das pessoas com deficiência,  aqueles que cuidam, que, por vezes, têm de estar 24 horas por dia, sete dias por semana, o ano inteiro, a cuidar”, disse, salientando que assinalar este dia, “reveste-se de particular importância na afirmação e defesa dos Direitos Humanos, nomeadamente, os direitos das pessoas com deficiência, cuja realidade no dia-a-dia passa por enfrentar as barreiras que as impedem de participar ativamente, na sociedade, em condições de igualdade com as outras pessoas”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!