Novum Canal

mobile

tablet

Municípios da região assinalam Dia Internacional das Pessoas com deficiência

Partilhar por:

Fotografa: Câmara de Paredes

São vários os municípios da região que, através das duas páginas online, assinalam o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data que se comemora esta quinta-feira.

A Câmara de Paredes assume que o município tem vindo a trabalhar na construção de um mundo mais inclusivo e releva o trabalho desenvolvido pelo Balcão de Inclusão, serviço que  presta um serviço de atendimento especializado na temática da deficiência/incapacidade.

Falando do Balcão da Inclusão, o município destaca que esta valência presta respostas sociais (Lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.); atua em domínios como o “emprego e apoios para entidades empregadoras; nas prestações sociais (subsídios e apoios) e produtos de apoio/ajudas técnicas”.

De acordo com o município são também competências deste Balcão prestar informações sobre os “centros de recursos para inclusão; formação profissional; intervenção precoce; benefícios fiscais; acessibilidades; transportes e educação”.

O Balcão da Inclusão é direcionado para “pessoas com deficiência/incapacidade e familiares, público em geral que procura informação sobre temáticas da deficiência/incapacidade”.

Já o município de Lousada  em parceria com as associações desportivas lousadenses com desporto adaptado, optou por comemorar a data com a apresentação de vários testemunhos com “enfoque na capacitação, participação e inclusão das pessoas com deficiência através do desporto”.

“Esta ação de sensibilização está inserida no projeto “Integrating Disabled People İnto Social Life With The Hypotherapy-Hydrotherapy Method”, um projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus+”, alude a autarquia.

Fotografia: Câmara de Lousada

Paços de Ferreira associa-se a esta data dando a conhecer a a história de Agostinho Silva, invisual, técnico do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal numa história, refere o município, de vida inspiradora.

Também Castelo de Paiva se associou à efeméride, recordando que a data tem como principal objetivo a “motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental”.

A autarquia enfatiza o trabalho do projeto RIAA – Reabilitar, Incluir, Animar, Atividade – projeto de parceria no âmbito da Rede Social dá voz aos cidadãos portadores de deficiência e proporciona momentos de partilha, confraternização e convívio.

O projeto tem também como metas promover a (D)Eficiência Inclusiva em prol de uma comunidade mais equitativa, responsável e inclusiva.

Refira-se que o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas em Assembleia Geral de 14 de outubro de 1992.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!