Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Vila Real isenta munícipes de pagamento de estacionamento à superfície até final do ano

Fotografia: Câmara de Vila Real

A Câmara de Vila Real decidiu a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro, e durante todo o mês de dezembro, isentar de pagamento o estacionamento automóvel à superfície, nas áreas concessionadas.

O município esclarece que a medida tem como meta dinamizar o comércio nesta zona.

“De forma a ser promovida a rotatividade da ocupação do estacionamento, o município apela a todos aqueles que trabalham no centro histórico para que não ocupem estes lugares. A não cobrança de estacionamento destina-se a dinamizar o comércio nesta zona. Se os lugares forem ocupados todo o dia pelos mesmos utilizadores, a medida será ineficaz”; lê-se na publicação que a câmara municipal partilhou na sua página oficial.

A autarquia avança, também, que irá assumir a compensação financeira ao concessionário, sendo esta mais uma medida de apoio ao comércio local situado no centro histórico.

Além da isenção de pagamento à superfície nas áreas concessionadas, a autarquia informa que havia decidido que, em 2021 “não será cobrada taxa de publicidade; não será cobrada taxa de ocupação de espaço público para restaurantes, bares e similares e não será cobrada taxa de ocupação da via pública para obras de reabilitação urbana, durante 4 meses dentro das Áreas de reabilitação Urbana e 1 mês no resto do território”.

O município recorda, também, que a “taxa de derrama será reduzida em 50% para as empresas que tenham lucros, mas com um volume de negócios inferior a 150.000 euros;  a taxa de IMI, para empresas e famílias proprietárias de imóveis, será a mais baixa de sempre no concelho de Vila Real, cifrando-se em 0,39”.

Fotografia: Câmara de Vila Real

Para além destas medidas, a câmara municipal declara que foi criado um programa específico de apoio ao comércio, restauração e produção locais, envolvendo, a “oferta de 1000 embalagens take away e 150 máscaras FFP2 a cada restaurante; criação de um concurso de montras comerciais, com um prémio de participação de 100 euros entregue a todos os concorrentes; a dinamização de uma plataforma de comércio online, em parceria com os CTT, para criar presença digital para o comércio local, assim como a criação e dinamização da campanha de sensibilização #Valorizar_nos, de apoio ao comércio local”.