Novum Canal

mobile

tablet

Marco de Canaveses associa-se ao 30.º aniversário da Carta das Cidades Educadoras (C/ Vídeo)

Partilhar por:

Fotografia: Câmara do Marco de Canaveses

O município do Marco de Canaveses associa-se ao 30.º aniversário da Carta das Cidades Educadoras que se comemora esta segunda-feira.

Numa mensagem vídeo a presidente da Câmara do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, assume que é com “orgulho e satisfação” que o seu município é desde 2019 uma das Cidades Educadoras Portuguesas integradas na Associação Internacional das Cidades Educadoras.

“Significa isto que o Marco de Canaveses assumiu o desafio de procurar garantir de forma sustentada  a dinamização dos processos de intervenção educativa com a finalidade de promover o direito à educação em condições de qualidade, excelência e igualdade”, disse.

Fotografia: Câmara do Marco de Canaveses

A autarca realça que para alcançar este desafio tem colocado a “educação no centro da atuação política na construção de uma cidadania consciente dos desafios das comunidades e por isso responsável, solidária igual para todas as pessoas, independentemente da sua idade, origem étnica, condição económica ou papel social. Esta construção tem-se feito todos os dias por todos e com todos”.

De entre as várias medidas implementadas ao nível da educação, Cristina Vieira aponta a renovação do parque escolar no município, de forma a garantir condições de igualdade, tendo sido investidos 1,2 milhões de euros na modernização das escolas, assim como a realização de atividades promotoras do sucesso escolas, constituídas por equipas multidisciplinares.

A chefe do executivo esclarece que o município dispõe de um plano municipal da educação, com cerca de uma centena de atividades, em diferentes domínios que vão do ambiente desporto, cidadania, educação para a saúde.

Cristina Vieira revela que o município tem, igualmente, apostado na diversificação das atividades de enriquecimento curricular.

Refira-se que as cidades educadoras têm como metas gerar oportunidades educativas que possibilitem fomentar o desenvolvimento dos seus habitantes.

As cidades educadoras têm, também, como metas enfatizar a importância da educação no desenvolvimento dos territórios e nas políticas municipais.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!