Novum Canal

mobile

tablet

Eleições Bombeiros do Distrito do Porto. José Morais é candidato único

Partilhar por:

Fotografia: José Morais

O comandante o Bombeiros de Paredes, José Morais, é candidato em lista única, às eleições para a Federação de Bombeiros do Distrito do Porto que decorrem este sábado.

Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o  atual comandante dos Bombeiros de Paredes define a sua lista como “congregadora de vontades e geradora de consenso muito alargado, englobando representantes de associações de 16 dos 18 concelhos do distrito”.

“Volvidos quase dois meses de apresentação da candidatura posso convictamente afirmar que reunimos condições para desenvolver o projeto a que nos propusemos com forte motivação e inquestionável apoio manifestado nos diversos contactos pessoais e nas videoconferências, entretanto realizadas, de apresentação do programa de ação”, lê-se no comunicado que enviou ao Novum Canal.

José Morais aponta a inclusão de todos num caminho comum, o fomentar os “laços de camaradagem entre todas as federadas, como um dos princípios fundamentais da candidatura”.

O candidato aponta, também, a necessidade de “fortalecer a comunicação através de todos os canais existentes, trazendo mais conhecimento mais proximidade e mais motivação”, “promover e apoiar a realização anual de um encontro das escolas de infantes e cadetes; constituir um núcleo de manobras e desporto para dar continuidade ao trabalho que tem sido feito ao nível dos concursos distritais de manobras e ao Bombeiros de Ferro e realizar durante o mandato o dia do Bombeiros Português no Distrito”, como sendo objetivos da sua candidatura.

Do programa de José Morais fazem parte elaborar uma proposta base de benefícios sociais para os bombeiros, seguindo alguns bons exemplos no distrito, “ter uma atitude pró-ativa em geral em todos os assuntos de relevância para o setor e em particular para a  revisão do protocolo entre INEM e Associações para a constituição de PEM; revisão dos acordos de cooperação com o INEM e a revisão dos valores comparticipados pelo SNS com os encargos decorrentes do transporte de doentes.

O comandante dos Bombeiros de Paredes assume a vontade de “efetuar o acompanhamento na implementação de novas Equipas de Intervenção Permanente e revisão do respetivo protocolo”, proceder ao “acompanhamento da implementação da Regionalização do Setor da Proteção Civil; promover parcerias / Protocolos dinamizando a economia de escala com fornecedores de serviços e apoiar as Federadas na apresentação de candidaturas a fundos comunitários”.

José Morais esclarece, também, que o facto de exercer o cargo de comandante do Corpo de Bombeiros de Paredes há 20 anos, tem-lhe permitido robustecer o conhecimento nas diversas dinâmicas do setor da proteção e socorro nomeadamente na Proteção Civil.

Refira-se que José Morais exerceu funções durante 14 anos e na Liga dos Bombeiros Portugueses, tendo assumido o cargo de vice-presidente até ao momento que decidiu abraçar este novo desafio.

A lista candidata aos órgãos sociais contempla presidentes de Direção de diversas associações bem como elementos de comando do distrito.

“A candidatura tem uma notabilíssima comissão de honra constituída por personalidades do Distrito ligadas ao setor dos bombeiros. Só respeitando o passado e o seu legado podemos construir um futuro melhor! Tive com todos eles o privilégio, no ativo, de partilhar experiências e conhecimento. Estas personalidades são referências nos bombeiros sobre as quais enaltecendo os seus contributos na defesa dos mais altos valores do voluntariado e do humanismo”, refere o comunicado que aponta o inspetor Guedes de Moura,  ex-Inspetor Superior Bombeiros, comendador Engenheiro Amadeu Pinheiro, ex-presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, comandante do Q.H. dos Bombeiros Voluntários da Trofa; Inspetor Carlos Pereira; ex-inspetor Regional de Bombeiros do Norte, como nomes que integram a sua comissão de honra.

Fotografia: José Morais

O  inspetor Almeida Ferreira, o ex Inspetor Regional Adjunto dos Bombeiros do Norte, o comandante José Campos, o comandante do QH dos Bombeiros Voluntários da Lixa, ex-vogal do Serviço Nacional de Bombeiros e Secretário Técnico da LBP; coronel Rebelo Carvalho, ex Comandante do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto; comandante do Setor Operacional Especial do Porto; engenheiro Salvador Almeida e ex-comandante da Companhia de Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia, são também nomes que constam da comissão de honra.

Fazem parte desta comissão ainda o comandante da Zona Operacional Especial de Vila Nova de Gaia; comandante Manuel Viana; comandante Q.H. dos Bombeiros Voluntários de Melres; comandante de Setor Operacional Distrital; comandante Américo Vianas; comandante do Q.H. dos Bombeiros Voluntários de Valbom; comandante da Zona Operacional 01; comandante Rogério Seabra; comandante do Q.H. dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio; comandante da Zona Operacional 02; comandante António Freitas; comandante QH dos Bombeiros Voluntários de São Mamede Infesta; comandante da Zona Operacional 02 e 03, entre outros.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!