Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

NRV – Academia de Ciclismo de Paredes: o ciclismo em tempos de pandemia

Partilhar por:

Foto: NRV

Tal como as várias modalidades desportivas do país, também o ciclismo foi afetado devido à situação pandémica nacional. A situação de pandemia e o princípio da precaução obrigou a NRV – Academia de Ciclismo de Paredes a tomar as devidas medidas especiais no regresso aos treinos em conjunto.

Agora, fica para trás a época 2019/2020 e é tempo de preparar a temporada 2020/2021.

O Novum Canal entrevistou o Diretor Geral da NRV, Hélder Alves, que fez um balanço sobre a época passada e a preparação da próxima temporada. 

Foto: NRV

O início do mês ficou marcado pelo encerramento da época 2020 da NRV Academia de Ciclismo de Paredes. Que balanço faz da época que agora terminou?

Apesar de todos os condicionalismos e falta de visibilidade, considero que foi uma época positiva. Integrámos os novos elementos e solidificámos o espírito de grupo, coisa essencial para nós. Também tivemos resultados que comprovam e motivam que o caminho traçado é o certo.

Foto: NRV

Numa época atípica, de que forma é que esta nova realidade afetou a vossa atividade desportiva?

Nós nunca parámos ou abandonámos os atletas. Já é habitual enviar um plano de treino individual, o que mudou com o confinamento foi que os treinos de equipa passaram a ser feitos virtualmente. Depois, no desconfinamento, de forma a cumprir com as regras impostas, dividimos em grupos e desfazamos os treinos das diferentes categorias.

Já começaram a preparar a nova época? De que forma?

A época está a ser preparada neste momento, mais ao nível da angariação de patrocinadores, definição de equipas, de equipamentos. Depois queremos ouvir os atletas de forma individual sobre os objetivos de cada um, de forma a posteriormente colocar tudo em função do grupo.

Foto: NRV

Quais serão os principais condicionalismos para a próxima temporada?

Considero que o principal é a incerteza e indefinição. Não é fácil preparar seja o que for quando não temos conhecimento de calendários desportivos. Ao nível dos apoios também creio que a crise irá afetar ainda mais este desporto, levando a uma nova realidade.

Na vossa opinião, o ciclismo pode ser praticado cumprindo todas as normas de segurança impostas pela DGS?

As regras impostas para a prática de provas é muito limitado e implica um esforço económico enorme para quem as quer realizar. Se é possível serem feitas, sim é. Depois temos a questão de treinos, que obriga ao desdobramento de recursos humanos e matérias de forma a proporcionar as condições aos jovens atletas.

Que medidas estão a ser pensadas para o arranque da nova época?

Teremos de nos cingir às regras que vão sendo impostas pela DGS. Desinfeção constante das mãos, máscaras, distanciamento social, são já uma realidade. As novas regras obrigam a uma maior disponibilidade dos pais para transportar os filhos as provas, para minimizar o transporte de um número elevado de jovens nos carros das equipas. Exige maior frota automóvel, porque temos necessidade de acompanhar os diferentes grupos. Ou seja, exige um maior investimento numa altura que é complicada.

Ainda sem terem muita informação sobre a próxima temporada, como é possível prepara uma nova época?

Atualmente temos um plano provisório de trabalho para a época 2021. Este plano, preparado em conjunto com os nossos preparadores físicos, visam o desenvolvimento das capacidades de cada atleta sabendo, no entanto, serão ajustados após a reunião individual. Tanto ou mais importante que esta parte específica do treino, vem a componente social e psicológica. Mantemos os jovens ativos, a praticar desporto, continuamos a manter o contacto constante, de forma a minimizar todos os constrangimentos provocados. O estilo de vida saudável é preponderante não só para o presente, mas essencialmente para o futuro.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!