Tâmega e Sousa participa em visita internacional de promoção das PME
Fotografia: CIM Tâmega e Sousa
A Comunidade do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa) marcou presença na segunda visita online realizada no âmbito deste consórcio europeu na área da promoção da competitividade das PME através da sua transformação digital (DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation).
Segundo a CIM do Tâmega e Sousa, a visita foi organizada pela Província de Granada e contou com a presença de vários especialistas em tecnologias de informação e comunicação, empresários, parceiros, entidades públicas e organizações não-governamentais.
A CIM Tâmega e Sousa realçou que “o foco da visita assentou na apresentação de quatro boas práticas implementadas por entidades públicas e privadas da região da Andaluzia, na qual a Província de Granada se insere, focadas no aumento da competitividade e espetro de mercado das PME, através da introdução de tecnologias de informação e comunicação no seu negócio. Além de casos de sucesso no tecido empresarial da Andaluzia, estes quatro exemplos revestem-se de interesse para outras regiões europeias, nomeadamente para o Tâmega e Sousa, pelo seu potencial de replicabilidade no nosso território”.
Recorde-se que o DigiBEST é um projeto de “cooperação inter-regional para a melhoria da política de promoção da competitividade das PME, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Governo da Noruega, através do programa INTERREG EUROPE”.
O principal objetivo do projeto é “promover a competitividade das PME através da sua transformação digital, propondo soluções para aumentar sua capacidade de usar tecnologias avançadas e novas abordagens de negócios inovadoras, traduzindo-se na melhoria do desenvolvimento económico geral e do emprego”.

Em comunicado, a CIM do Tâmega e Sousa esclareceu que “algumas das soluções para o processo de digitalização das PME dadas a conhecer nestas visitas serão posteriormente enquadradas num conjunto de recomendações a apresentar aos decisores políticos, instituições públicas, associações empresariais, entre outras entidades”.
A par da CIM do Tâmega e Sousa, integram o projeto o Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, a Universidade da Letónia, a Região de Trøndelag (Noruega), a Svilluppo Basilicata SPA – Agência de Desenvolvimento Regional (Itália), a Província de Granada (Espanha) e a instituição financeira Austria Wirtschaftsservice Gesellschaft (Áustria).
Recorde-se que em dezembro do ano passado, a CIM do Tâmega e Sousa promoveu a primeira visita de estudo do projeto europeu DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation, que contou com a participação de cerca de 20 especialistas em tecnologias de informação e comunicação de cinco países europeus.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Região2021.01.18AHRESP defende que linha crédito para o turismo com fundo perdido deve incluir restauração e similares
Região2021.01.18Concelhos da região do Vale do Sousa com taxas de incidência mais elevadas
Geral2021.01.18Proibição de circulação entre concelhos regressa e acessos a zonas de concentração serão limitados
Região2021.01.18Ordem dos Médicos deixa grito de alerta pelos doentes e defende propostas “robustas”