Novum Canal

mobile

tablet

Programa Lousada Natal reformula atividades para esta quadra, mas mantém apoios sociais

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lousada

O Programa Lousada Natal, devido à crise sanitária que está a atingir a região e o país, foi alvo de várias alterações, mas mantém a aposta nos reforços sociais às famílias e agregados mais carenciados do concelho.

A tradicional tenda de Natal, este ano não irá realizar-se, tendo a câmara municipal optado pela instalação de um Mercado de Natal ao ar livre, na Praça das Pocinhas, com bancas de venda ao público e entradas limitadas, cumprindo as orientações da Direção-Geral de Saúde nos horários predefinidos para o efeito.

O Mercado de Natal inclui o tradicional Vila Market, sendo que a venda de produtos artesanais decorrerá entre os dias 10 a 13 dezembro, e produtos locais, de 18 a 23 dezembro.

Fotografia: Câmara de Lousada

A tradicional Chegada do Pai Natal, que vai estar instalada na Praça das Pocinhas, foi também repensada e vai ser concretizada dentro de outros moldes com a inclusão de um elemento surpresa. A oferta dos presentes de Natal vai ter como público-alvo crianças sinalizadas pelos serviços de Ação Social e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Já às habituais atividades musicais públicas que, todos os anos se realizam, não vão ter lugar em virtude das restrições da DGS, o mesmo se aplicando à passagem de ano.

A atividade Lousada Bebé Natal, este ano, realizar-se-á, também, em moldes diferentes dos habituais.

“As crianças que nasceram em 2020 vão ser homenageadas, mas numa cerimónia com marcação prévia para que sejam entregues os vales de oferta. A iniciativa vai decorrer nos dias 27 de dezembro e 3 de janeiro e as inscrições devem ser efetuadas em www.cmlousada.pt/p/bebenatal. Nesta edição mantém-se a oferta de um voucher para ser utilizado nas farmácias locais com a novidade de uma prenda 100% fabricada em Lousada”, esclarece a nota de imprensa que nos foi enviada que adianta que com o objetivo de apoiar o comércio tradicional, os negócios locais, e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) a autarquia lousadense irá lançar, pela primeira vez, a campanha Cheque Prenda Lousada Natal.

“O cheque prenda pode ser adquirido nas IPSS do concelho e nos Bombeiros Voluntários de Lousada, com três valores distintos, para depois ser trocados por artigos nas lojas do comércio local, sendo que 10% deste valor reverte para a IPSS vendedora do vale de oferta. A iniciativa tem como objetivo fazer circular o dinheiro pela economia local e ajudar instituições”, acrescenta a autarquia.

Citado em comunicado, o vereador da Ação Social, Nélson Oliveira, reconhece que  “este é um ano atípico, garantindo que “o apoio social aos estratos sociais mais desfavorecidos e mais atingidos com esta pandemia está a ser reforçado, para que toda a ajuda seja prestada a cada família Lousadense nesta quadra natalícia”.

O autarca afirma que ao longo das últimas semanas foram realizadas reuniões com os comerciantes e empresários locais, de modo a preparar a quadra natalícia, em articulação com os diversos agentes locais.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!