Amarante acolheu encontro internacional online sobre apicultura
Fotografia: Câmara de Amarante
A cidade de Amarante foi palco, esta quarta e quinta-feira, do encontro internacional online BeePathNet, projeto que tem como mote desenvolver a apicultura como atividade económica, relevar o seu papel na monitorização ambiental, na educação ambiental e na alimentação.
A iniciativa contou com a presença de “cinco cidades europeias (Amarante, Budapeste, Bydgoszcz, Cesena e Nea Propontida, a Liubliana, cidade líder do projeto e autora das boas práticas que estão a ser replicadas de forma adaptada”.
A autarquia esclareceu, na sua página online, que o encontro possibilitou dar a conhecer a cidade e o que está a ser desenvolvido no âmbito deste projeto.
Esta quinta-feira, último dia deste encontro virtual, teve lugar uma mesa redonda virtual, tendo como tema o desenvolvimento de produtos agrícolas que contou com a presença de vários parceiros locais, tendo sido moderado pelo Prof. Paulo Russo, da LabApis Utad, e Tiago Ferreira, da InvestAmarante e transmitido na página geral do projeto Beepathnet.
“O BeePathNet é uma rede de transferência de boas práticas do programa URBACT da Comissão Europeia”, refere a publicação da Câmara de Amarante.
Numa mensagem vídeo que o município partilhou na sua página oficial, o presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, assumiu que este encontro permitiu promover a troca de conhecimentos, foi uma aprendizagem mútua e possibilitou fomentar a troca de boas práticas sobre o mundo da apicultura.

“O Beepathnet trouxe-nos a oportunidade de sensibilizar a comunidade para a importância das abelhas, trabalhando a consciência ambiental e o respeito pela natureza, assim como dar a conhecer e partilhar formas de apoiar a apicultura e valorizar os produtos da colmeia”, disse, salientando que o encontro foi, também, uma oportunidade de trabalhar com os maiores interessados no sucesso deste projeto.
“Para Amarante a maior motivação foi valorizar o trabalho dos apicultores que tem um papel fundamental na preservação das serras. A apicultura merece o nosso reconhecimento. A cooperação e o trabalho desenvolvido tem sido uma mais-valia na partilha de boas práticas e na aquisição de conhecimentos para a cidade. O trabalho colaborativo desenvolve sólidos projetos para futuro”, expressou.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Penafiel2021.01.27Penafiel cria programa online com conteúdos diversificados em tempo de confinamento
Região2021.01.27Presidente da República assinala Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Lousada2021.01.27Lousada inicia vacinação a utentes com mais de 80 e 50 anos com patologia associada
amarante2021.01.27Ambiente em Amarante reforçado com três viaturas