Novum Canal

mobile

tablet

Rota do Românico participa em evento cultural ibérico com 130 entidades públicas e privadas

Partilhar por:

Fotografia: Rota do Românico

130 entidades públicas e privadas, entre as quais a Rota do Românico, vão participar na AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, entre os dias 26 e 28 de novembro, evento cultural ibérico que irá decorrer em formato totalmente online, sendo organizado pela Junta de Castela e Leão, a Bienal AR&PA 2020.

O tema do evento, este ano, é a “Resiliência do Património”.

Todas as iniciativas estarão disponíveis na plataforma digital do evento, de acesso gratuito, mediante inscrição.

O programa integra  várias atividades, realizando-se esta quinta-feira, pelas 17 horas, o debate “2020: um ano inaudito no património em Portugal”, com os oradores Rosário Correia Machado (diretora da Rota do Românico) e Bruno Navarro (presidente da Fundação Côa Parque), sob moderação de Catarina Valença Gonçalves (fundadora da Spira).

No sábado, 28, entre as 13h30 e as 14 horas, a diretora da Rota do Românico efetua uma apresentação deste projeto turístico-cultural.

“A Rota do Românico vai dinamizar também, no seu stand virtual, diversas apresentações (como dos Centros de Interpretação do Românico e da Escultura Românica), oficinas para o público infantojuvenil e filmes de concertos e outras atividades culturais.”, lê-se no comunicado que nos foi enviado que esclarece que a “AR&PA constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a sua programação social resultam num evento único, referência na Europa”.

A Bienal Ibérica de Património Cultural é o resultado da fusão, em 2017, da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA (pela Junta de Castela e Leão), que acontece em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património (pela Spira), evento criado em 2013, em Portugal.

A primeira edição da AR&PA com este formato ibérico teve lugar na cidade de Amarante, entre 13 e 15 de outubro de 2017, tendo a Rota do Românico como entidade promotora.

O evento ocorre de forma alternada entre Portugal (sempre itinerante, nos anos ímpares) e Espanha (em Valladolid, nos anos pares).

Fotografia: Rota do Românico

A participação da Rota do Românico na Bienal AR&PA 2020, em parceria com a entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!