Novum Canal

mobile

tablet

Partidos Aliança, PDR e RIR celebram o “25 de Novembro de 1975”

Partilhar por:

Fotografia: PDR

Os partidos Aliança, PDR e RIR assinalam, esta quarta-feira, pelas 14h00, o “25 de Novembro de 1975”, na Rua General João de Almeida, junto ao Regimento de Lanceiros n.º 2 do Exército Português, onde se encontra uma placa comemorativa dessa data, numa homenagem a todos aqueles que, em 1975, impediram, referem, “que fosse implementada uma nova ditadura no nosso país”.

“O Aliança, PDR e RIR, partidos com uma forte génese democrata, defensores do Estado de direito, da preservação dos Direitos Humanos e da liberdade individual, reprovam qualquer extremismo ou regime de ditadura, ao qual Portugal poderia ter regressado caso não se tivesse impedido a tentativa de golpe de estado por parte de uma fação de extrema-esquerda, implementada dentro das Forças Armadas, pondo nesse dia fim ao Processo Revolucionário em Curso (PREC), data que jamais pode ser esquecida pelos portugueses”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.

Os três partidos referem que, numa altura, em os “direitos constitucionais dos portugueses a ser vilipendiados”, a “celebração desta data reveste-se de uma importância ainda maior”.

“No momento que vivemos, com os direitos constitucionais dos portugueses a ser vilipendiados por um Governo que, em nome de um combate à pandemia feito sem estratégia e de forma incompetente, está a conduzir o país para um caos social e económico, similar ao que se viveu entre 1974 e 1975, a celebração desta data reveste-se de uma importância ainda maior”, refere a nota de imprensa que esclarece:  “A esquerda, no passado como agora, tem uma tendência genética para limitar a liberdade individual, por incapacidade de viver dentro de parâmetros democráticos. Quando se apoderam do poder, a primeira tarefa é silenciar os adversários e usar o aparelho de Estado para implementar a sua agenda totalitária”.

Citado em comunicado, Paulo Bento, presidente do Aliança avisa que “lamentavelmente a história está a repetir-se e é preciso não esquecer” realçando que “Inexplicavelmente, são muitos aqueles que têm tentado apagar da história a importância do 25 de Novembro de 1975, que libertou os portugueses da tentativa de ser implementada uma nova ditadura em Portugal”.

Fotografia: PDR

“Por essa razão, não concordo quando alguém diz que esta data é fracturante do povo português e que não devia de ser comemorada, pois, será o equivalente a dizer que, por exemplo, não devemos celebrar a queda do muro de Berlim”, acrescenta o líder do Aliança.

Também citado em comunicado, Bruno Fialho, presidente do PDR considera “absurdo conotar esta data com um saudosismo referente a uma outra ditadura”.

“Da mesma forma, é absurdo que tentem conotar esta data com um saudosismo referente a uma outra ditadura, pois isso é manchar a honra e a coragem daqueles heróis que, naquele dia e nos vindouros, lutaram pela liberdade e pelo direito de todos os portugueses, independentemente da sua ideologia partidária, poderem viver em liberdade e em democracia”, declara.

Márcia Henriques, vice-presidente do RIR, considera que “45 anos depois, o sistema democrático ainda se constrói”.

“A 25 de novembro de 1975, o caminho para a democracia foi reaberto em Portugal. 45 anos depois, o sistema democrático ainda se constrói. Diariamente sofrendo atropelos, uns mais notórios que outros bem mais camuflados. Hoje recordamos a história, para que assim, possamos lutar contra a degradação do nosso sistema democrático, uma doença que a par da pandemia, afeta os cidadãos portugueses, que se afastam cada vez mais das decisões do poder político. O Partido Reagir Incluir Reciclar assume como uma das suas batalhas, a luta contra a abstenção, incentivando a participação cívica, sempre contra populismos. Todos somos importantes na construção de um Portugal melhor”, frisa.  


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!