Novum Canal

mobile

tablet

Publicidade

1.º mural público da cidade de Paços de Ferreira ficou concluído esta segunda-feira

Partilhar por:

Fotografia: Freguesia de Paços de Ferreira

Ficou concluída esta segunda-feira, o primeiro mural público da cidade de Paços de Ferreira, uma obra da autoria do artista local José Mendonça, que teve a curadoria da The Last Supper, numa iniciativa da Freguesia da cidade que pode ser vista no estacionamento das piscinas municipais da cidade.

Segundo a Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, a obra vem na sequência do evento “Arte e Música na Rua 2020”, que se realizou em agosto, mas devido às condições climatéricas teve de ser adiada.

Fotografia: Freguesia de Paços de Ferreira

“O mural tem mais de 20 metros de comprimento e reside no estacionamento das piscinas municipais da cidade”, refere a nota que a Freguesia de Paço de Ferreira que esclareceu que “desafio era enriquecer visualmente o espaço, criando uma peça que se integrasse na paisagem,  que fizesse parte da mesma destacando a beleza e as cores da  sua envolvência e que perdurasse no tempo”.

Sobre a obra, o autor, José Mendonça, fala de uma “cidade sem mar à vista” mas onde “ondas efervescentes de criatividade surgem, proporcionando uma lufada de ar fresco para quem as vê e que estão traduzidas neste conceptualismo visual”, alude o comunicado que  acrescenta que “o dinamismo representado pelas ondas neste mural, é encontrado na nossa comunidade em movimento e em rápida expansão” .

Remetendo ainda para o trabalho de José Mendonça e para este mural, o texto da Freguesia de Paços de Ferreira afirma que a obra “fala ainda de uma linguagem gráfica, onde o preto no branco constitui uma “imagem intemporal, neutra, que não exclui a diferença e que pode ser completada e adaptar-se a qualquer outra cor, textura e volume á sua volta” .

O artista e tatuador local, refere-se ainda à  obra como sendo de “leitura simples” cumprindo com o objetivo de ser “algo que perdure e que retrate a sociedade que vibra, que busca o complemento e que vai preparar o futuro”.

Sobre a importância desta iniciativa afirma que “um projeto desta dimensão é sem dúvida um passo muito positivo na manutenção e inclusão das novas vertentes e ideias artísticas para toda a comunidade”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!