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Associação da Hotelaria, Restauração de Portugal assina protocolo com Porto e Norte para apoiar recuperação de empresas

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Fotografia: AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Entidade de Turismo do Porto e Norte assinaram, esta quarta-feira, um protocolo de colaboração que tem como principal objetivo divulgar o Programa de Revitalização de Empresas (PRE) entre os empresários da região do Porto e Norte.

AHRESP realçou, em comunicado enviado ao Novum Canal, que PRE já se encontra acessível, resulta de uma parceria entre a AHRESP e a MONERIS, e tem como objetivo “disponibilizar um conjunto de ferramentas que mitiguem os efeitos nefastos da crise económica nas empresas, evitando o recurso judicial de insolvência”.

Com este programa, a AHRESP informou que “procura impedir a destruição parcial do tecido empresarial destas atividades económicas, que se apresenta como inevitável para muitas empresas”.

Citado em comunicado, Carlos Moura, 1.º vice-presidente da AHRESP, considerou que as maiores dificuldades que as empresas enfrentam são “queda abrupta do consumo e a necessidade de mais apoios à tesouraria”.

“Os números dos nossos inquéritos apontam para que 41% das empresas da área da restauração correm o risco de insolver”, explica o responsável, acrescentando: “a AHRESP sempre esteve do lado das soluções para as empresas”, sendo o PRE uma dessas soluções. “As empresas têm de aguentar até à recuperação da crise pandémica”, referiu.

Carlos Moura avançou que, com este protocolo pretende-se minimizar o impacto da pandemia nestas empresas.

Fotografia: AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal

“É preciso que as empresas aguentem até os reforços chegarem – as vacinas, por um lado, e o reforço dos apoios do Governo, por outro”, afirma o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luis Pedro Martins, que considera ainda que “o que não pode acontecer é voltarmos a ter turistas e não termos empresas nem trabalhadores para os receber”, disse.

De acordo com AHRESP, o “ PRE analisa a situação económica de cada empresa, apresentando um plano integrado que permita a sua viabilidade e soluções de revitalização, procurando-se simultaneamente a modernização das suas atividades, evitando o seu encerramento e a destruição dos seus postos de trabalho”.

O programa inicia com o diagnóstico, análise à situação atual da empresa e definição das principais linhas de ação a desenvolver para recuperar o negócio, seguindo-se o Plano de Recuperação, mediante o diagnóstico, a empresa tem a opção de avançar com a estruturação do plano de recuperação económico-financeiro, assim como das medidas e ações a concretizar.

A fase três, “Modelo de Recuperação” concite  no  “desenvolvimento de modelos de implementação de cada uma das medidas desenhadas na fase anterior, beneficiando a empresa de um acompanhamento dedicado e especializado”.

“Este programa está disponível em todo o território nacional, continente e regiões autónomas, e abrange todas as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico”, informou a AHRESP.

A AHRESP disponibilizou, entretanto, aos seus associados um guião para apoio ao registo das empresas no Balcão 2020,  “plataforma de acesso para a formalização e submissão das candidaturas para os apoios a fundo perdido. Este guião surge no âmbito dos novos apoios que o Governo anunciou para o setor da restauração e bebidas, nomeadamente o programa APOIAR.PT”.


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