Novum Canal

mobile

tablet

Vereador da Câmara de Lousada releva investimento no parque habitacional do município (C/ Vídeo)

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Lousada

O vereador da Habitação da Câmara de Lousada, Nélson Oliveira, relevou, na sua página pessoal, através de uma publicação, o investimento que a autarquia está a fazer no habitação social no concelho, com obras exteriores, e a intervenção que vai ser realizada,  a nível de interiores, com o acordo que foi assinado, esta segunda-feira,  com o Instituto de Habitação e reabilitação Urbana (IHRU) e que contou com a presença do Ministro da Habitação e das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

“Foi assinado hoje o Acordo de Colaboração com o IHRU que prevê obras, nomeadamente no interior de todas as habitações sociais de Lustosa, Meinedo e Cernadelo, assim como renovadas soluções habitacionais em Macieira e Torno”, avançou.

O autarca  lousadense realçou, também, a intervenção que vai ser realizada nos 12 blocos habitacionais do Bairro Dr. Abílio Moreira, complexo habitacional, situado na vila, da responsabilidade do IHRU.

“Para além disso e ainda mais importante, foi referido que as obras nos 12 blocos habitacionais do Bairro Dr. Abílio Alves Moreira vão avançar, estando já em fase de discussão do projeto”, destacou, acrescentando: “Não vamos prometer datas para o início das obras integrais, até porque isto não depende do município e os procedimentos de contratação pública são demorados, mas pelo que já foi feito nos últimos meses, temos a noção que os moradores já começaram a ver mudanças e intervenções a serem feitas, tal como está a acontecer neste preciso momento com obras em mais 10 apartamentos”.

Na mesma publicação, o vereador com a pasta da Habitação da Câmara de Lousada avançou que esta quarta-feira irá ter uma nova reunião com a equipa técnica do IHRU para continuar a trabalhar neste processo.

Refira-se que o chefe do executivo lousadense, Pedro Machado, na mesma cerimónia, reconheceu que o acordo de colaboração com o IHRU é contributo forte para a melhoria das condições de vida da população e que fará a diferença no presente e no futuro dos munícipes.

Fotografia: Câmara de Lousada

O autarca recordou que o município de lousada tem três empreendimentos de habitação social que foram inaugurados em 2006, num total de  89 fogos, estando a autarquia a reabilitá-los por fora, no âmbito de uma candidatura eficiência energética, que permitiu dotar estes espaços de boas condições, faltando pequenas obras no interior que vão ser realizadas com este acordo de colaboração com o IHRU.

“Estamos a falar de 634 mil euros 89 fogos, o que dá um investimento médio de sete mil euros por fogo, o que entendemos é mais do que suficiente porque os recursos são escassos e temos consciência disso”, afirmou, sustentando que para além disso está previsto no âmbito deste acordo está previsto duas soluções habitacionais, no Torno e Macieira, onde existem já soluções precárias promovidas pelas juntas de freguesia e que agora vão ser promovidas pela autarquia lousadense num investimento de 303 mil euros.

“Estamos a falar de um investimento total de 937 mil euros que se vai desenvolver num horizonte temporal de seis anos, 95 agregadas familiares envolvidos e 269 pessoas abrangidas. O financiamento do IHRU tem duas componentes uma componente não reembolsável de 424 mil euros e uma componente de empréstimos de 369  mil euros”, atalhou, relevando a sensibilidade do Governo para uma área tão importante como é a da habitação.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!