Novum Canal

mobile

tablet

PAN Penafiel quer mais apoios para a economia local

Partilhar por:

Fotografia: PAN Penafiel

O PAN Penafiel quer mais apoios para a economia local.

Em nota de imprensa enviado aos órgãos de comunicação, O PAN – Pessoas-Animais-Natureza apela a que o município, “reforce e faça um acompanhamento eficaz ao apoio já previsto para o comércio local, mas que também apoie a restante economia local”.

Citado em comunicado, o membro da concelhia do PAN de Penafiel, Nuno Pires,  defende que o apoio ao comércio local, recentemente anunciado, é uma decisão certa, mas que necessita ser alvo da atenção da autarquia, para que a “infoexclusão não seja um fator discriminatório”.

O PAN defende, também,  um alargamento destas medidas ao comércio local das freguesias.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Penafiel-PAN-esta-e-a-ultima-1024x576.jpg
Fotografia: PAN Penafiel

“O apoio criado para o comércio local pela Câmara Municipal de Penafiel é um passo na direção certa e louvamos a iniciativa. No entanto, a criação e manutenção destas lojas pela via online através da aplicação para telemóvel ‘CTT Comércio Local’ tem de ser alvo da atenção da autarquia, para que a infoexclusão não seja um fator discriminatório na implementação desta medida, gorando as expectativas dos comerciantes penafidelenses, assim como também defendemos uma especial atenção ao comércio local das freguesias mais distantes da cidade de Penafiel, para que não sejam esquecidos”, lê-se no comunicado que o PAN nos enviou.

O partido Pessoas-Animais-Natureza Penafiel, no mesmo comunicado, defende a implementação, por parte da câmara municipal, de medidas mais diretas como a “isenção de rendas para estabelecimentos em equipamentos camarários, apoio na aquisição de mobiliário e aquecedores para as esplanadas, apoio à criação de novas esplanadas, isenção de taxa de esplanada, o reforço da campanha de marketing focada na promoção da economia local e na economia circular”

Nuno Pires, do PAN, afirma ser a favor de um “apoio extraordinário a fundo perdido para empresas do setor do comércio e restauração do concelho, com um volume de negócios em 2019 até 300 mil euros e com quebras de faturação em 2020 acima dos 25%”.

O membro do PAN Penafiel manifesta que “a Câmara Municipal de Penafiel deve dialogar com as pequenas e médias empresas, com vista a definir políticas municipais para apoiar os estabelecimentos a não fechar portas e a manter os postos de trabalho, de forma a que a economia local e a cultura não fiquem para trás. Ao apoiar estes serviços, todos os cidadãos e cidadãs beneficiam!”.

A par destas medidas, o partido defende ainda que a restauração local deve ser apoiada ao nível da entrega das refeições, “sendo este serviço assegurado pela autarquia, conforme já acontece noutros concelhos, nomeadamente no distrito do Porto, medida que além de beneficiar este setor, beneficia igualmente o setor dos táxis de Penafiel ou de outros parceiros para a realização deste serviço”.

O partido esclarece que no que toca à restauração, a nível nacional o PAN tem defendido “medidas de apoio aos custos fixos, mas a nível local  também podem, e devem, ser realizados apoios de várias formas por parte da Autarquia. Da parte do PAN, continuaremos a pugnar por estes apoios, para que ninguém, nem nenhum setor, seja deixado para trás”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!