Novum Canal

mobile

tablet

Mostra em Vila Boa do Bispo alerta para os resíduos que todos os dias vão parar ao mar

Partilhar por:

Fotografia: Freguesia de Vila Boa do Bispo

“Suspeitos do Costume”., assim se designa a mostra que irá estar patente ao público entre os dias 16 e 30 de novembro, na Freguesia de Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, e que tem como objetivos alertar para os resíduos que todos os dias vão parar ao mar.

Segundo a Freguesia de Vila Boa do Bispo esta exposição tem, também, como objetivos alertar  a poluição dos rios e das praias e para a demora na degradação desses resíduos.

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Boa do Bispo no âmbito da sua participação no programa Eco-Freguesias XXI, da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com vista à promoção de práticas de sustentabilidade e de cidadania ativa no seio da comunidade local”, refere o comunicado que nos foi enviado que esclarece que a Junta de Freguesia continua a desenvolver atividades e iniciativas focadas na sustentabilidade ambiental, que dão corpo à estratégia #VBBzero cuja redação e apresentação se perspetiva para o primeiro trimestre de 2021.

De acordo com a Freguesia de Vila Boa do Bispo, a “exposição “Os Suspeitos do Costume” é o resultado das várias campanhas de monitorização efetuadas nas praias portuguesas, no âmbito das atividades do Programa Bandeira Azul. Durante essas ações é sempre notória a predominância de certos itens e impôs-se uma reflexão sobre as suas origens, os seus impactos, os seus tempos de degradação e as formas de os reduzir”.

Fotografia: Freguesia de Vila Boa do Bispo

Nesta exposição são apresentados os resíduos mais encontrados em limpezas de praia, promovendo uma reflexão sobre as suas origens e sobre o impacto na nossa vida. Os suspeitos são acompanhados pelas suas “penas de prisão”, ou seja por peças em PVC, que indicam o  tempo de duração dos resíduos no mar. Estas peças devem ser colocadas junto à exposição ajudando a sensibilizar para o impacto dos resíduos. Acompanham ainda a exposição folhetos com propostas de Boas Práticas, ou seja, recomendações de comportamentos diários que reduzam estes suspeitos do costume”, acrescenta a nota de imprensa.

Além de sensibilizar para a problemática da poluição dos oceanos, a mostra tem com propósitos consciencializar para o tempo de degradação dos resíduos no mar.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!