Novum Canal

mobile

tablet

Paços de Ferreira: Sistema EMA SAVE já contactou aproximadamente 2500 cidadãos

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

A Câmara de Paços de Ferreira informou que Sistema EMA SAVE, Sistema de Apoio e Vigilância Epidemiológica, já contactou aproximadamente 2500 cidadãos do concelho, tendo a equipa Multidisciplinar de Acompanhamento rastreado 1100 pessoas.

Segundo a autarquia pacense, os dados reportam-se à primeira fase de funcionamento da equipa.

“Mesmo em dia de recolher obrigatório, continuamos, hoje, o trabalho de recuperação das listas de pessoas que ainda não foram contactadas pela saúde publica. Estamos concentrados em encerrar as listagens antigas, para rapidamente podermos ajudar os novos casos.  Para além disso, o sistema EMA SAVE, criado pela Câmara Municipal, está a informar os casos mais recentes da sua situação e sobre o que fazer.  Durante esta semana inicial a equipa conseguiu rastrear 1100 pessoas e o sistema EMA SAVE já contactou e solicitou informações a aproximadamente 2500 cidadãos do concelho”, refere o comunicado que o município partilhou na sua página oficial do facebook.

Na publicação, a autarquia esclareceu que é vital continuar e acelerar o ritmo de descida da incidência de novos casos no concelho.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

“Temos a certeza que é este o caminho, e com a dedicação e empenho dos funcionários da Câmara Municipal presentes nesta equipa, rapidamente vamos colocar as listas e os contactos em dia.  Porque é absolutamente necessário continuar e acelerar o ritmo de descida da incidência de novos casos no nosso Concelho, com esta equipa e este sistema inovador, estaremos muito mais próximos de alcançar esse objetivo. Apesar da Câmara Municipal não ter competências próprias na área da saúde, a grave situação pandémica que atravessamos exige, de todos, o máximo empenho e total disponibilidade. E assim continuaremos até ao final desta pandemia”,  lê-se na mesma publicação.

Refira-se que o EMA é “um sistema inovador e único no país, estando disponível numa plataforma informática online que permite o acesso, a um conjunto de entidades, podendo parametrizar-se o grau de acesso de cada utilizador. O software tem também a possibilidade de enviar mensagens de voz e escritas, automáticas, de acordo com a informação que se pretender realizar”.

O sistema permite, através do envio de várias mensagens de voz, de forma automática e parametrizada de acordo com a situação específica do cidadão, que este tome conhecimento de que a sua situação está a ser seguida. As mensagens serão enviadas através do 962 171 777 (este número não está apto a receber telefonemas ou sms’s).

Ainda de acordo com a autarquia pacense, o “sistema permite a interligação entre diferentes entidades, nomeadamente a Equipa Multidisciplinar de Acompanhamento, o ACeS e a Unidade de Saúde Pública, trabalhando todos sob a mesma base de dados, não havendo, por isso, possibilidade de duplicar as tarefas”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!