Novum Canal

mobile

tablet

Fim de semana com atividades e propostas culturais sem sair de casa

Partilhar por:

«Neste fim de semana, as sugestões do “Porto.” passam por algumas atividades que pode desfrutar no conforto e segurança do lar, atendendo ao cumprimento do recolhimento obrigatório durante grande parte do dia.»

Fotografia: Porto. | Laurent Philippe

Face às medidas emanadas pelo novo Estado de Emergência, para prevenção da infeção por Covid-19, nomeadamente a permanência em casa e o encerramento obrigatório de todos os equipamentos e estabelecimentos – salvo algumas exceções –, entre as 13 e as 5 horas da madrugada de sábado e domingo, nada melhor do que usufruir, sem sair de casa, de algumas atividades de lazer e cultura.

Neste sábado, o Teatro Municipal do Porto apresenta mais uma sessão da estreia nacional, no Teatro Rivoli, do CNN – Ballet de Lorraine, com um programa especial dedicado ao coreógrafo americano Merce Cunningham.

A homenagem ao coreógrafo acontece ao ritmo de uma das melhores companhias europeias da atualidade que, sob a direção de Peter Jacobsson, dança duas das mais emblemáticas obras de Cunningham: “RainForest” (1968) e “Sounddance” (1975), com David Tudor presente na composição sonora. Será ainda apresentada “For four walls” (2019), uma criação de Petter Jacobsson e Thomas Caley para o Ballet de Lorraine.

Ainda neste sábado, realizam-se online as atividades paralelas à apresentação deste programa dedicado ao coreógrafo, como o “Aquecimento Paralelo”, com Isabel Ariel, às 16 horas, e a aula de Maria José Fazenda, às 17,30 horas, no âmbito das sessões “Histórias da Dança”. Ambas as atividades requerem inscrição obrigatória para paralelo.tmp@agoraporto.pt.

Após o adiamento do último ciclo de Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda, de dia 14 de novembro para dia 17, a habitual animação de rua que acompanha as novas exposições mantém-se para este sábado à tarde, mas as atividades foram transferidas para o meio digital. Desta forma, hoje à tarde, entre as 15 e as 18 horas, a programação reúne um conjunto de oficinas online sobre o mote “Artes e Ofícios”. Desenho autorretrato, joalharia contemporânea, bateria e ritmos, e uma conversa sobre desenho e processo criativo (transmitida pela página de Facebook da empresa municipal Ágora) são algumas das atividades que vão permitir uma tarde divertida e bem passada. Todas as oficinas carecem de inscrição prévia por correio eletrónico e têm número limitado de participantes.

Optando por aprofundar conhecimentos sobre a história da humanidade ou de alguns dos objetos expostos na coleção “Culturas e Geografias”, do Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC.UP), o site Notícias U.Porto disponibiliza o novo podcast “Terras sem Fim”.

A pensar nos mais pequenos, os episódios da equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, disponíveis no canal de Youtube do ”Porto.”, continuam a levar a biodiversidade até aos nossos lares.

«Para concluir as sugestões para este sábado e domingo, relembramos que a empresa municipal Ágora reúne um conjunto de vídeos lançados durante a época de confinamento, que convidam os portuenses à prática de exercício físico sem sair de casa. Sob o mote #treinaemcasa estão disponíveis aulas de várias modalidades, desde dança, pilates, yoga, ginástica para séniores e crianças, entre outras.», afirmam.

Com um total de 43 episódios, esta é uma oportunidade para poder continuar a exercitar o corpo durante este fim de semana.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!