Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Amarante: Decorrem inscrições para Orçamento Participativo Jovem 2020/21

Fotografia: Câmara de Amarante

Estão abertas as inscrições para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2020/21.

A submissão das propostas tem de ser feita até 31 de dezembro, sendo que os candidatos devem ter idades entre os 14 e os 35 anos, serem naturais, estudantes, trabalhadores ou residentes no concelho.

As propostas devem incidir nas áreas de competência do município e vão desde a área dos ” investimentos, manutenções, programas ou atividades e projetos transversais a todo ou a parte do concelho, nas áreas da cultura, turismo, educação, ambiente, ação social, urbanismo e obras, desporto, saúde, voluntariado, associativismo, empreendedorismo e inovação social”.

Segundo a autarquia amarantina, o Orçamento Participativo Jovem enquadra-se na política municipal da juventude, “pretende aproximar os jovens à autarquia, consolidando a participação democrática e o envolvimento dos jovens à causa pública”, sendo considerado  pelo município “como um importante instrumento na promoção do diálogo e da aproximação dos jovens ao poder político, numa visão cívica e de responsabilidade pública”.

Fotografia: Câmara de Amarante

“Esta medida materializa os contributos do Conselho Municipal de Juventude de Amarante, enquanto órgão consultivo do município sobre matérias relacionadas com a política de juventude. No âmbito das suas competências e objetivos, o Conselho Municipal de Juventude de Amarante foi auscultado e envolvido na elaboração das normas que regulam a criação e implementação do Orçamento Participativo Jovem”, lê-se na publicação que foi partilhada pela autarquia na sua página oficial.

O município esclarece que o OPJ é, também, um “instrumento de promoção do diálogo e aproximação dos jovens ao poder político, numa visão cívica e de responsabilidade pública”.

Refira-se que a proposta vencedora o OPJ de 2019 foi o projeto CineFest.