Novum Canal

mobile

tablet

Gonçalo Rocha pede ao Governo que reforce com meios humanos as autoridades de saúde locais

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

O presidente da Câmara de Castelo de Paiva e presidente da Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa), Gonçalo Rocha, solicitou ao Governo, através do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, em encontro que decorreu, esta quarta-feira, online, que reforce com meios humanos as autoridades de saúde locais.

O autarca paivense insistiu com o governante que terá de haver ” condições para que o sistema, ao nível do Centro Hospitalar, funcione e, mesmo com outros hospitais a apoiar, dar resposta a quem precisa de aceder ao Serviço Nacional de Saúde “.

 Participando na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha lembrou que “as situações de confinanemto não se podem transformar em convívios familiares, reforçando a necessidade do cumprimento das regras da DGS  e defendendo até a aplicação de penalizações”.

O autarca manifestou que “todos têm de perceber que há limites, e situações de maior perigo de contágio e propagação, insistindo que tem de haver uma maior responsabilidade de todos os cidadãos”. 

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

O presidente Gonçalo Rocha defendeu o reforço dos serviços públicos na saúde primária, abordando a necessidade urgente dos centros de saúde funcionarem com mais pessoas no atendimento presencial, no contacto com os utentes, “porque muitas situações estão a ser encaminhadas para as urgências dos hospitais centrais, acabando por ajudar a bloquear e a congestionar os serviços de urgência”.

Em face do crescimento dos números de infetados na região, Gonçalo Rocha pediu a realização de testes em zonas mais próximas das populações.

De acordo com o presidente da CIM Tâmega e Sousa, esta situação tem criado constrangimentos “muito sérios, sobretudo a quem tem poucos recursos para se deslocar aos pontos de testagem”.

O autarca esclareceu que da parte do Governo ficou o compromisso de fazer uma “melhor comunicação, mais rigorosa e mais simples, que seja entendível por todos, nomeadamente sobre os dados diários da Covid-19 em Portugal”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!