Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Regina Pessoa nomeada para os Prémios do Cinema Europeu

Fotografia: Casa Museu de Vilar

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, da cineasta Regina Pessoa,  da Casa Museu de Vilar, Lousada, está nomeado para os Prémios do Cinema Europeu, na categoria de curtas-metragens, naquele que é o mais emblemático evento de Cinema Europeu.

Ao Novum Canal, Abi Feijó, da Casa Museu de Vilar, um dos mais consagrados cineastas de animação, realçou que estar entre o lote de filmes nomeados é já de si um feito relevante, num evento que é composto por várias categorias e que marca aquilo que são as realizações cinematográficas mais significativas, nessas diferentes categorias.

Abi Feijó destacou que para se chegar aos Prémios do Cinema Europeu que são entregues pela Academia de Cinema Europeu é preciso ter-se sido nomeado por um dos 24 festivais,  o que diz bem da triagem que é feita e da importância do que é estar nesta fase final.

O cineasta manifestou, também, que a nomeação do filme de Regina Pessoa representa um reconhecimento do seu filme e do seu trabalho em prol do cinema de animação.

Fotografia: Casa Museu de Vilar

Questionado sobre as expectativas do filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” ser premiado, Abi Feijó, reconheceu que para  cinema de animação é difícil competir com a imagem real, o documentário e a ficção, mas, advertiu, “nunca se sabe”.

 A curta de animação de Regina Pessoa mostra, segundo a sinopse da obra, de  que “não é preciso ser-se alguém para se ser excecional na nossa vida”.