Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Penafiel realiza Feira de São Martinho, mas sem barracas de comes e bebes

Assinala-se esta quarta-feira, Dia de São Martinho, tradição com raízes em Penafiel, mas que este ano devido à crise sanitária que está a atingir a região, apenas integra a feira do dia de S. Martinho, sem o habitual décor das barracas de comes e bebes característico desta altura.

Aliás, a autarquia penafidelense já tinha informado, em comunicado, que este ano, não iria haver o tradicional evento de São Martinho, apenas realizando-se as feiras mensais de dia 10 e dia 20 e ainda feira no dia de S. Martinho, dia 11, nos mesmos moldes com que se têm realizado as restantes feiras municipais de 10 e 20 de cada mês e respeitando todas as regras e recomendações da Direção-Geral de Saúde.

Além da ausência das tradicionais barracas de comes e bebes, a autarquia reforçou o recinto onde decorre a feira com autoridades de segurança  para garantir o rigoroso cumprimento de todas as normas de acesso e de circulação.

Refira-se que o São Martinho é uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto  e um evento ímpar na região  e o no país que habitualmente inicia no 9 de novembro e prolonga-se até dia 20 do mesmo mês, trazendo à cidade milhares de pessoas oriundas de diferentes pontos do país.

Além da tradição da castanha,  o São Martinho é também tradicionalmente conhecido pelas suas provas de vinho, este ano proibidas, que decorrem todos os anos na tenda gigante na Quinta de Puços (junto ao Largo da Ajuda) um espaço que em anos anteriores junta milhares de pessoas que ao longo de vários dias aproveitam para degustar a gastronomia típica da região nos vários restaurantes presentes e ainda assistir às atuações de grupos e ranchos folclóricos.