Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

“Contact Center” em Felgueiras vai ajudar no rastreio de contactos Covid-19

Fotografia: Câmara de Felgueiras

A Câmara Municipal de Felgueiras avançou no seu site e  página oficial, que vai auxiliar a Unidade de Saúde Pública no rastreio dos contactos das pessoas que testaram positivo para a Covid-19.

Segundo a autarquia, a iniciativa tem por base a constituição de equipas multidisciplinares no território do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte compostas pelos técnicos do município da Acão Social e da Saúde, pela Proteção Civil, Polícia Municipal, GNR, Segurança Social e pelo próprio ACeS e pela Autoridade de Saúde.

As equipas multidisciplinares contam ainda com a colaboração dos voluntários inscritos no Centro Municipal de Voluntariado.

A publicação, citando o presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, realça que o município dispõe de um “contact center” que tem como missão minimizar  o número de infeções por Covid-19 no território.

A publicação salienta que esta medida foi apresentada ao primeiro-ministro, António Costa, aquando da sua deslocação a Paços de Ferreira, a Associação Empresarial de Paços de Ferreira, onde esteve reunido com os autarcas de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

Fotografia: Câmara de Felgueiras

Nuno Fonseca concretiza que este “contact center” facilita um contacto mais célere da população infetada e ao mesmo tempo permite melhor acompanhamento por parte das autoridades de saúde.

Já a vereadora da Saúde, Rosa Pinto, confirma que quanto mais precocemente for feito esse contacto com as pessoas, a probabilidade de minimizar a pandemia é maior.

“Os contactos serão realizados pelos técnicos municipais e pelos voluntários e complementados numa segunda fase pela Autoridade de Saúde. Num esforço conjunto e articulado para dar respostas às necessidades sociais e de saúde da população, as equipas multidisciplinares garantirão ainda acompanhamento psicológico e zelarão pelo cumprimento do isolamento profilático, podendo sempre que necessário intervir diretamente junto dos munícipes através de deslocações ao domicílio”, esclarece a publicação que acrescenta que na “passada sexta-feira realizou-se já formação ministrada pelo ACeS Tâmega III Vale do Sousa Norte”.