Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Celorico de Basto avança com arranjo urbanístico em Gandarela

Fotografia: Câmara de Celorico de Basto

A Câmara de Celorico de Basto vai avançar com o arranjo urbanístico na vila de Gandarela, num investimento de 452 mil urros, financiado a 85% por fundos europeus.

A autarquia informou, na sua publicação oficial da página do Facebook, que a obra irá dar continuidade à execução de plano de pormenor, contemplando a requalificação de parte importante das EN 206 e EN 304, a requalificação de pavimentos, passeios e espaços verdes, da iluminação pública e do mobiliário urbano.

De acordo com a autarquia, a obra irá permitir redefinir a rede de águas pluviais e instalação de novas paragens de autocarro, além de uma nova rotunda.

“Com esta requalificação, esta significativa parte da vila de Gandarela, ganhará uma nova dinâmica e organização, com os importantes equipamentos que ficam integrados com esta obra, designadamente a Igreja de Gandarela, o novo centro de Catequese em construção, o Centro Escolar, a Extensão de Saúde, o edifício onde estão instaladas as coletividades e o posto de abastecimento de combustível, bem como a habitação e comércio já existentes e nova habitação e comércio que venham a ser criados, reforçando assim uma nova centralidade na Vila de Gandarela”, refere a publicação.

 O presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, assume na publicação que esta era uma intervenção há muito reclamada pela comunidade.

Fotografia: Câmara de Celorico de Basto

O presidente da Junta de Freguesia de Ribas,  José Sousa, na mesma publicação da autarquia releva o facto da intervenção agregar vários equipamentos existentes e a criar na vila.

Já o presidente da junta de Basto, S. Clemente,  Daniel Meireles, confirma que esta é uma intervenção estruturante que irá permitir melhorar as condições de segurança e circulação.