Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Casa do Payva Online dá a conhecer produção local e tradições no dia de São Martinho

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

Foi, esta quarta-feira, Dia de S. Martinho, das colheitas e dos produtores, apresentada a Casa de Payva Online, projeto do município de Castelo de Paiva, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, numa iniciativa que tem como objetivos promover os produtores locais, os vinhos verdes de Paiva e os expositores da Feira Agrícola.

Segundo a autarquia,  trata-se de uma plataforma comercial online que pretende-se divulgar o melhor da produção local, o trabalho dos artesãos, as tradições locais.

“Depois de ter procedido à abertura da Casa de Payva em 2017, um espaço privilegiado de promoção e venda de produtos locais, que está instalado no Largo do Conde, numa das salas anexas à Loja Interactiva de Turismo, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva anuncia agora este projecto traduzido numa  “ plataforma on –line “, tendo como objectivo dar a conhecer e valorizar, de forma mais alargada, uma diversidade de produtos endógenos locais, num desafio que se quer ver estendido aos produtores locais, aos artesãos e a todos aqueles que materializam o que de melhor se faz e se produz em terras paivenses”, refere o comunicado da autarquia paivense

Segundo o município, a iniciativa beneficia da parceria da Associação Comercial e Industrial, que colabora nesta aposta municipal divulgando “ on line “ os afamados vinhos verdes da Sub Região de Paiva, a doçaria tradicional paivense, o sabor do mel, as compotas caseiras, azeites tradicionais e os licores”.

A câmara municipal  esclareceu, por outro lado, que Feira Agrícola de Castelo de Paiva tornou-se uma referência de sucesso na promoção de diversos produtos do concelho, sendo que de forma a minimizar o impacto da crise sanitária que está a afetar a região e o país.

O município informou que a Casa de Paiva On Line permite a possibilidade de entrega ao domicilio ou recolha no ponto de venda designado pelo próprio produtor, agricultor ou artesão.

Fotografia: Câmara de Castelo de Paiva

“Esta ferramenta irá ligar digitalmente produtores e consumidores numa forma ágil e versátil, potenciando a divulgação e garantindo escoamento do que se faz de melhor no território”, referiu o município.  

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, mostrou-se agradado com a possibilidade de se concretizar, através das novas tecnologias, materializar a promoção e venda de um conjunto de produtos regionais.

“É importante dar a conhecer e possibilitar a venda de produtos regionais, nomeadamente os representativos de um saber antigo, que são hoje cada vez mais apreciados e mesmo considerados de requinte, daí a sua procura constante, não obstante, se continuar a sentir alguma dificuldade em colocar os seus produtos no mercado, daí o interesse e a oportunidade de avançarmos com este projeto através da Internet, para se concretizarmos a abertura deste canal de informação, onde estão em destaque os nossos melhores produtos “, disse.

 Recorde-se que este espaço está situado junto à Loja de Turismo e está aberto de segunda sexta, no horário das 9 às 17h30 e aos domingos das 10 às 17h00.