Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Ajuntamento pessoas nos CTT de Paços de Ferreira leva presidente da Junta a fazer advertência

Fotografia: Alexandre Costa

O ajuntamento de várias pessoas verificado, esta segunda-feira, à entrada da loja dos CTT em Paços de Ferreira, para proceder ao levantamento do cartão de cidadão, fez com que o presidente da Junta de Freguesia, Alexandre Costa, fizesse uma advertência, alertando para os efeitos da  constituição de filas, numa altura, em que o concelho e a região estão a  ser confrontados com uma crise sanitária.

Ao Novum  Canal, o presidente da Freguesia de Paços de Ferreira destacou que o que aconteceu foi que devido ao facto de muitas conservatórias estarem a funcionar apenas por marcação, a distribuição dos cartões está a ser feita pelos correios.

“Ora acontece que muitas pessoas como não estão em casa, têm que se deslocar depois aos CTT”, disse, salientando que esta não é uma situação de agora, existindo, também, pessoas reformadas que não dispõem de contas e que optam por se deslocar à loja dos CTT para proceder ao levantamento das suas reformas, o que contribuiu para agravar ainda mais a situação.

Nesta questão, Alexandre Costa reconheceu que as juntas de freguesia poderiam ter um papel muito mais ativo e interventivo, sendo elas próprias a proceder à entrega dos cartões à comunidade.

Fotografia: Alexandre Costa

O autarca admitiu mesmo que, numa altura em que se fala em descentralização, as juntas de freguesias, onde existem espaços do cidadão, poderiam perfeitamente desenvolver essa missão.

“Quando o Estado se esquece do Estado ! Por que é que não foi dado as Juntas de Freguesia a possibilidade de entregarem os milhares de Cartões de Cidadão que estão a ser agora levantados nos CTT ?  Criando esta verdadeira confusão à porta. Assim será difícil conseguirmos bons resultados na luta contra o Covid-19. Isto para não falar do custo que, certamente, terá para os cofres do Estado !”, escreveu o autarca na sua página do facebook.