Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Vila Real: Orçamento Participativo Escolar 2019/20 distinguiu cinco escolas e dois agrupamentos escolares

Fotografia: Câmara de Vila Real

O Orçamento Participativo Escolar 2019/20 , uma iniciativa da Câmara de Vila Real, distinguiu cinco escolas e dois agrupamentos escolares.

Na edição 2019/20, os projetos vencedores foram a Escola Secundária/3 Monsenhor Jerónimo do Amaral, com “(Re)Adaptar a sala de convívio”; Escola Secundária/3 Morgado de Mateus, com o projeto “Estúdio de audiovisuais”, a Escola Básica 2/3 Diogo Cão, com a proposta “Eco Bebe”, a Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, com o projeto “Água Fonte de Vida” e a Escola Secundária/3 S. Pedro, com a proposta “Aquisição de mesa de matraquilhos”.

A edição 2019/20 premiou, também,  o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus pelo projeto “Melhoria das condições do recreio da escola” e do Centro Escolar da Araucária e o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, pelo projeto “Brincar a Clicar”, da EB1 nº 6 de Vila Real (Timpeira).

Fotografia: Câmara de Vila Real

Segundo a autarquia, “cada projeto vencedor receberá o valor do custo de execução do mesmo, até ao valor máximo de 500 euros, no caso das escolas não agrupadas/escolas sede, e de 2.500 euros para o projeto vencedor de cada agrupamento de escolas (Agrupamento Diogo Cão e Agrupamento Morgado de Mateus). Após conclusão dos projetos, que deverão ser executados até ao final do corrente ano civil, o Município de Vila Real procederá à transferência dos valores constantes das faturas comprovativas da despesa”.

“Esta edição, para além de ter sido inevitavelmente marcada pelos constrangimentos da pandemia Covid-19, que condicionou os prazos previstos para a execução das várias etapas, marcou também o início de uma nova fase deste programa municipal que deixou de estar limitado à participação dos estabelecimentos de educação e ensino dos dois agrupamentos de escolas do concelho, passando a abranger as escolas não agrupadas e escolas sede dos agrupamentos (alunos dos 2º, 3º ciclos e ensino secundário)”, lê-se na publicação que a autarquia  partilhou na sua página oficial.

O município informa que “o Orçamento Participativo Escolar é um processo democrático participado, através do qual se pretende que todos os alunos, do 1º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, das diversas comunidades escolares da rede pública possam decidir sobre a aplicação de parte dos recursos financeiros disponibilizados pelo Município de Vila Real, em benefício direto da mesma comunidade escolar”.