Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Câmara de Lousada vai retirar cerca de 2,5 milhões de garrafas de plástico das escolas

Fotografia: Câmara de Lousada

A Câmara de Lousada vai retirar de circulação cerca de 2,5 milhões de garrafas de plástico, o equivalente a 34 toneladas, o volume de plástico equivalente ao de nove autocarros, em cinco anos letivos.

Simultaneamente, a autarquia lousadense pretende, ao longo dos próximos anos letivos, entregar 10 mil cantis reutilizáveis a todos os alunos do concelho, instalando dezenas pontos de água nas diversas escolas.

“A iniciativa “Água da Torneira” conta com o apoio das Águas Douro e Paiva e consiste na entrega, ao longo dos próximos anos letivos, de 10 mil cantis reutilizáveis a todos os alunos do concelho e na instalação de dezenas pontos de água nas diversas escolas. Com este projeto, a autarquia vai retirar de circulação cerca de 2,5 milhões de garrafas de plástico, o equivalente a 34 toneladas, o volume de plástico equivalente ao de nove autocarros, em cinco anos letivos”, refere a autarquia em publicação que se encontra na sua página do facebook.

Fotografia: Câmara de Lousada

Segundo o município, “esta redução de pegada ecológica resulta da água engarrafada que se vai deixar de vender nas escolas, mas também daquela que os alunos adquirem para levar para a escola. Essa água tem atualmente um valor de venda total de 480 mil euros, custando o equivalente, a partir de água da torneira, apenas cerca de 1200 euros assegurados pela autarquia”.

O município esclarece que “em cinco anos, o preço da água atualmente vendida nas cafetarias das escolas, ou transportada pelos alunos para a escola a partir de casa, é o equivalente ao preço da água que todo o concelho gasta a cada nove meses”.