Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Lousada concluiu redes de águas residuais da Bacia do Mezio

Fotografia: Câmara de Lousada

O município de Lousada concluiu as redes de águas residuais da bacia do Mezio.

A conclusão do Subsistema de Drenagem de Águas Residuais da Bacia do Mezio tem como finalidade a “construção de novas infraestruturas no âmbito do saneamento das águas residuais, de modo a otimizar os sistemas existentes e melhorar a qualidade do serviço prestado às populações no âmbito dos sistemas em “alta” e em “baixa”.

Segundo a autarquia, no âmbito da intervenção, procedeu-se à instalação das redes em “baixa” de drenagem de águas residuais na bacia do Mezio e à instalação dos intercetores necessários para concluir o subsistema em “alta” do Mezio, numa parceria com as Águas do Norte, empresa que gere o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.

Fotografia: Câmara de Lousada

As intervenções foram financiadas pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recurso, num investimento de 650 mil euros, tendo sido comparticipada parcialmente.

“Ainda no seguimento desta candidatura, o município desenvolveu a empreitada para a “Conclusão das Redes de Drenagem de Águas Residuais na Bacia do Mezio”. Esta empreitada foi rececionada provisoriamente em abril de 2019, sendo de imediato disponibilizada rede de drenagem de águas residuais em grande parte dos arruamentos intervencionados. Em 2020 entrou em funcionamento a Estação Elevatória de Sousela, que serve a Rua da Moimenta e a Rua do Pinhão. Foi terminada, recentemente, a empreitada do prolongamento do Intercetor do Mezio, pela Águas do Norte, que a curto prazo vai permitir ligar a rua de S. Cristóvão e a Rua das Cavadas. Importa ainda acrescentar que a candidatura foi efetuada pelo Município de Lousada e pela Águas do Norte”, esclareceu o município.