Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Amarante: Concerto da Orquestra do Norte transmitido em exclusivo no Facebook da autarquia

Fotografia: Câmara de Amarante

O concerto da Orquestra do Norte agendado para, este sábado, às 21h00, vai ser transmitido em exclusivo on-line na página de Facebook do município, via streaming, a partir da Igreja de S. Pedro, possibilitando, desta forma, que o evento possa chegar a um maior número de pessoas.

Dirigida pelo maestro Francisco Ferreira, a Orquestra do Norte vai apresentar o programa “Noturnos para Sopros” e do reportório fazem parte: “Marcha em Dó Maior WoO 20”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827); “Notturno Op. 24”, de Felix Mendelssohn (1809-1847); ”Notturno Op. 34”, de  Ludwig Spohr (1784-1859); “I. Marcia – Moderato”, “II. Menuetto – Allegro – Trio”; “III. Andante con variazione”, “IV. Polacca”, “V. Adagio”; e “VI. Finale: Vivace”.

“Recorde-se que o maestro Francisco Ferreira tem um percurso artístico que o tem vindo a destacar com uma carreira multidisciplinar. É diplomado em Saxofone pelos Conservatórios de Música do Porto e de Limoges (França) e Escola Superior de Música de Lisboa com as mais altas classificações”, refere o comunicado que nos foi enviado que esclarece Francisco Ferreira “como maestro, dirigiu imensas formações de sopro e percussão, nacional e internacionalmente. Venceu o 1.º prémio do II Concurso Internacional de La Sénia (Espanha) e o World Music Contest em Kerkrade (Holanda) na categoria superior, na qualidade de maestro titular e diretor artístico da Banda Sinfónica Portuguesa, cargos que ocupa desde a sua fundação. É ainda Diretor Pedagógico da Academia de Música de Costa Cabral, no Porto”.

Fotografia: Câmara de Amarante

Segundo a autarquia, a representar a Orquestra do Norte vão estar “Kayoko Minamino e Paula Soares (flautas), Miguel Ferreira e Beatriz Barros (oboés), Cátia Rocha e Nuno Sousa (clarinetes), Joaquim Teixeira e Adam Odoj (fagotes), Mário Reis e Rebecca Holsinger (trompas), Carlos Ribeiro, Flávio Silva e Nélson Ferreira (trompetes),  José Pereira e Jorge Freitas (trombones), Juan Guevara (contrabaixo) e Vitor Brandão (percussão)”.

O concerto vai decorrer sem público devido à crise sanitária que continua a atingir a região e o pais.