Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Câmara de Paços de Ferreira assinalou 184 anos de elevação a concelho com hastear de bandeiras

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

A Câmara de Paços de Ferreira assinalou, esta sexta-feira, os 184 anos de elevação a concelho, com o hastear das bandeiras do município, pelo presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, da União Europeia, pela vereadora Célia Carneiro, e de Portugal, pelo presidente da Assembleia Municipal, Miguel Costa.

A iniciativa contou com a presença dos representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal, Hugo Lopes,  esteve em representação do PS e Miguel Pereira, pelo PSD.

Numa curta mensagem  vídeo, o chefe do executivo realçou que o município assinalou esta data em circunstâncias excecionais “imerso num tempo a atribulado causado por esta pandemia que abalou a humanidade e de forma particular o concelho”.

O autarca pacense recordou todos os munícipes que contraíram Covid-19, as famílias que sofrem, assim como os empresários, num ano atípico.

“Em tempos invulgares, que marcarão a existência humana quero neste dia deixar um abraço de solidariedade, sentido e fraterno a todas as famílias enlutadas, aos nossos concidadãos infetados pela Covid-19, às famílias, que neste momento, estão a sofrer nas suas casas, a todos os empresários do concelho severamente afetados por esta pandemia. O ano de 2020 e sobretudo este final de ano ficará marcado na história coletiva do nosso concelho como o maior desafio que temos em conjunto de vencer. Importa que saibamos controlar o impacto desta pandemia no concelho. Hoje, mais do que nunca a palavra resistir faz todo o sentido. Sejamos resistentes, façamos da fraqueza a força que precisamos, façamos deste tempo atribulado uma oportunidade para vencer as dificuldades”, disse.

Fotografia: Câmara de Paços de Ferreira

O presidente da Câmara de Paços de Ferreira relembrou, também, os vários atores e agentes ligados à saúde, mas também, à proteção civil que com o seu exemplo, entrega e contributo procuraram minimizar as infeções por Covid-19 que atingiram e continuam a atingir a região e o país.

“Em meu nome pessoal e em nome do executivo municipal expresso a gratidão a todos os prestadores de cuidados de saúde e socorro, a todos aqueles que responderam de forma incansável na ajuda humanitária e na resposta a quem mais precisa, aos bombeiros, à cruz vermelha, às instituições particulares de solidariedade social, aos médicos, enfermeiros, auxiliares que estão exaustos de tanto trabalharem pelos outros e pelo bem comum. Aos senhores párocos, aos homens e mulheres das forças de segurança, à comunidade educativa, aos presidentes de junta de freguesia, à equipa dos agrupamentos de centros de saúde, às associações, às equipas da câmara municipal que estão na primeira linha e a muitos que se juntaram a esta causa. Obrigado pelo vosso exemplo e dedicação. Estamos cá para honrar os nossos antepassados e preparar um futuro melhor para as gerações vindouras para que nada falte a cada um de nós. Este é o tempo da confiança. Confio em cada um e cada uma. Possamos todos confiar para vencer este grande desafio. Do vosso presidente de câmara recebam um abraço amigo”, acrescentou.