Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Rota do Românico distingue 66 unidades turísticas com selos de qualidade

Fotografia: Rota do Românico

A Rota do Românico distinguiu mais 66 unidades turísticas com o seu “Selo de Qualidade”.

Segundo a instituição, nesta quarta fase de atribuição daquele reconhecimento de mérito, cujo período de candidaturas decorreu entre 10 de julho e 31 de agosto, “foram certificadas 20 unidades de alojamento, 30 restaurantes e 16 produtores/comerciantes de produtos locais, como vinho, doçaria e artesanato”.

Na distribuição territorial, o concelho que obteve mais selos foi o município de Felgueiras, com um total de 16 “Selos de Qualidade”.

“O “Selo de Qualidade” insere-se no âmbito do Sistema de Valorização de Produtos e Serviços Turísticos da Rota do Românico, destinado à promoção de um patamar de qualidade uniforme dos produtos e serviços prestados aos turistas e visitantes da região”, lê-se no site da Rota do Românico alusivo ao tema que acrescenta:

“O sistema tem como objetivo concorrer não só para a criação de uma imagem de prestígio e de qualidade do produto e serviço em si, mas também para a melhoria da oferta turística do território da Rota do Românico, aumentando a sua atratividade e visibilidade, e reforçar a cooperação entre os agentes económicos e institucionais, locais e regionais”.

Além da Rota do Românico, o Comité de Avaliação das candidaturas ao “Selo de Qualidade“ foi  constituído, por representantes de dez entidades, do meio académico e associativo: Turismo do Porte e Norte de Portugal; Utad; Ader-Sousa; Adrimag, Beira Douro; Cets;  Dólmen;  ProBasto;, AHRESP e Quaternaire Portugal.

Fotografia: Rota do Românico

“A Rota do Românico atribuiu, até ao momento, 191 “Selos de Qualidade”, em quatro fases de candidaturas. Em 2016, foram entregues os primeiros 84 “Selos”, em dois eventos distintos: o primeiro teve lugar no Mosteiro de Ancede, em Baião, no dia 4 de abril; o segundo decorreu na velha Igreja de Sanfins de Ferreira, em Paços de Ferreira, no dia 7 de dezembro. No dia 5 de dezembro de 2018, o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, acolheu a cerimónia de entrega de 41 “Selos de Qualidade”, esclarece o texto da publicação da Rota do Românico que sustenta que em 2020, atendendo à situação pandémica, os 66 “Selos” não serão entregues em cerimónia pública.