Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Última testagem na Estrutura Residencial para Idosos da Misericórdia de Paços de Ferreira confirma que há 46 casos positivos

A última testagem na Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira, efetuada a 26 de outubro, confirmou a existência de 46 casos positivos, dos quais quatro estão internados em unidades hospitalares.

Refira-se que a ERPI tem 58 utentes.

Em comunicado, a instituição esclareceu que 12 utentes acusaram negativo à Covid-19, havendo a lamentar três óbitos, “dos quais um por doença súbita e dois por pneumonia”.

“Estes três idosos já tinham antecedentes clínicos relevantes”, lê-se no comunicado que nos foi enviado que esclareceu que na ERPI da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira trabalham 39 profissionais, dos quais “14 acusaram positivo à COVID-19”.

“Três destes funcionários, que acusaram positivo, já regressam, no final da semana, ao trabalho; e os restantes deverão regressar no final da próxima semana, verificando-se que três desses funcionários estão em isolamento profilático”, acrescentou a instituição.

A Misericórdia de Paços de Ferreira declarou, também, que no âmbito da cooperação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, foram realizadas várias ações, nomeadamente a “revisão e permanente atualização do plano de contingência, em articulação com a Autoridade de Saúde Local e Segurança Social; foram instaladas camas para a criação de condições de isolamento institucional; foi feita a descontaminação das instalações, levada a efeito pelo Elemento NBQ do Exército, em articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro e foram feitas ainda desinfeções complementares pelos Bombeiros Voluntários de Freamunde”.

A Misericórdia de Paços de Ferreira manifestou, ainda, que foram reforçadas “as equipas de cuidadores, num total de cinco ajudantes de lar, provenientes das Brigadas de Emergência da Segurança Social e foi ainda reforçada a entrega de Equipamentos de Proteção Individual, por parte da Câmara Municipal de Paços de Ferreira”.

“Todo este conjunto de medidas foram tomadas em estreita articulação com várias entidades e permitiu conter o surto, isolar em segurança os utentes negativos, bem como aumentar a segurança das equipas nos cuidados aos utentes positivos. A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira agradece a colaboração de todas as entidades que deram resposta imediata às solicitações, no sentido de minorar o impacto da doença, junto da instituição e na comunidade. A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira sublinha e manifesta gratidão à Câmara Municipal de Paços de Ferreira que, desde a primeira hora, disponibilizou uma equipa técnica para auxílio nas diligências e nas medidas a tomar, colocando-se totalmente disponível para ajudar”, refere o comunicado que nos foi enviado.