Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Lousada: Entidades que integram projeto internacional de gestão de resíduos domésticos e urbanos concluíram diagnóstico

Fotografia: Câmara de Lousada

A reunião que junta entidades de seis países (Portugal, Suécia, Letónia, Grécia, Hungria e Itália) e que integram projeto Optiwamag, ligado gestão de resíduos domésticos e urbanos, concluíram o diagnóstico.

Refira-se que o projeto Optiwamag tem como metas incrementar a inovação no que respeita às políticas de gestão de resíduos domésticos e urbanos.

Segundo a Câmara de Lousada, a atual crise sanitária que se faz sentir em Portugal e na Europa obrigou a que o plano de trabalho tivesse que ser desenvolvido online, tendo a  terceira reunião internacional de parceiros, no âmbito do projeto Optiwamag, agendada para Lousada, decorrido de forma virtual.

“O projeto Optiwamag procura a inovação nas políticas de gestão de resíduos sólidos urbanos. Fazem parte seis entidades europeias provenientes de Portugal, Suécia, Letónia, Grécia, Hungria e Itália que constituem uma parceria de colaboração inter-regional e interinstitucional para troca de experiências e boas práticas, co-aprendizagem e transferência de conhecimentos. Tal parceria tem como finalidade, no âmbito do projeto, a elaboração de planos de ação regionais que possam vir a melhorar a eficiência do setor dos resíduos”, lê-se no comunicado que nos foi endereçado que esclarece que o plano de trabalho inicia agora o terceiro trimestre, com ligeiros constrangimentos causados pela Covid-19.

Fotografia: Câmara de Lousada

“A segunda e a terceira reuniões internacionais de parceiros, agendadas, respetivamente, para Budapeste e Lousada, foram desenvolvidas em ambiente virtual. De igual modo, as reuniões com as partes interessadas e demais stakeholders regionais têm sido levadas a cabo de modo similar. Durante o primeiro ano de trabalhos, os parceiros, em colaboração com os seus grupos locais de peritos e consultores, desenvolveram um diagnóstico aprofundado do sistema de gestão de resíduos domésticos e urbanos da sua região. Foi também desenvolvida uma ferramenta estatística que permitiu uniformizar a codificação das respostas e contributos, e apresentar visualmente as principais conclusões de cada região”, acrescenta a nota de imprensa.

O município esclareceu que “na reunião internacional de 13 e 14 de outubro, os parceiros apresentaram e discutiram os resultados finais do seu diagnóstico, elencando as forças e os constrangimentos de cada sistema”, sendo que os próximos passos do projeto vão incidir sobre a elaboração de um plano de ação com propostas concretas para melhorar o sistema de gestão de resíduos e para aperfeiçoar os normativos estratégicos.

“Os processos de co-aprendizagem inter-regional vão ser também reforçados pela pesquisa e mapeamento de boas práticas replicáveis, no âmbito da gestão e valorização de resíduos”, disse a autarquia.

A próxima reunião, está agendada prevista para janeiro de 2021, em Itália, sendo provável que tenha igualmente de ser realizada em ambiente digital.

O projeto OptiWaMag decorre de 2019 a 2023 e conta com o apoio financeiro da União Europeia – o programa Interreg Europe e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).