Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Câmara de Cinfães adverte que serviços municipais apenas deverão ser procurados em situações urgentes

Fotografia: Câmara de Cinfães

A Câmara de Cinfães esclarece, em comunicado,  que a partir esta quarta-feira, com caráter excecional e temporário, os serviços municipais (Câmara Municipal, Casa dos Outeirinhos, GIP), embora se mantenham em funcionamento, apenas deverão ser procurados em situações urgentes.

O comunicado do município Cinfães, que se encontra publicado na página oficial da autarquia, adverte que esta decisão resulta da resolução do Conselho de Ministros n.º 92-A/2020 que renovou a situação de calamidade em todo o território nacional continental, e considera 121 concelhos de risco, que engloba Cinfães, tendo um caráter excecional e temporário.

A autarquia informa, também, que o município adotou o regime de teletrabalho e de desfasamento de horários, devendo ser privilegiado o contacto telefónico ou por e-mail, sendo que o atendimento presencial deve ser feito por marcação prévia.

“ O pagamento de passes escolares, refeições escolares, rendas de habitação social, licenças diversas, entre outras taxas e pagamentos devem ser efetuados através do NIB: 003502520000097643045”, lê-se no comunicado da autarquia que determinou o encerramento dos parques infantis e das piscinas municipais cobertas.

Já os espaços desportivos vão manter-se abertos apenas para a prática desportiva federada e devidamente autorizada, os estabelecimentos comerciais encerram até às 22h00, com exceções do serviço take away, farmácias, consultórios e clínicas, funerárias, postos de abastecimento e rent-a-car.

Os estabelecimentos de restauração e similares encerram até às 22h30, sendo permitidas pessoas por mesa, salvo se do mesmo agregado familiar.

Fotografia: Câmara de Cinfães

A autarquia esclarece que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública,  mantendo-se a realização das feiras quinzenais no concelho (Cinfães, Souselo e Nespereira) e da Feira da Terra, cumprindo as regras da DGS, assim  como o mercado municipal, com lotação máxima de cindo pessoas no espaço.

“Os cemitérios no Concelho mantêm-se abertos, segundo as regras da DGS. Nos funerais, para além da família – cônjuge ou unidos de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins, podem ainda participar outras pessoas desde que respeitado o afastamento mínimo de 2 metros entre cada um e o uso de máscara”, lê-se na nota que as autarquia cinfanense publicou na sua página do facebook, sustentando que as medidas de contenção aprovadas em sede de Conselho de Ministros Extraordinário impõem o dever cívico de recolhimento domiciliário, sendo que os eventos e celebrações estão limitados a cinco pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar.

“A Câmara Municipal reforça o apelo a todos os munícipes que mantenham um comportamento responsável”, refere a autarquia que recorda que “após análise das cadeias de transmissão, verifica-se que a maioria dos casos tem transmissão em ambiente familiar e amigos”.

“Assim, alerta para o risco elevado da continuidade de transmissão da doença para qualquer cidadão, e consequências daí resultantes para a saúde, assim como a necessidade urgente de serem adotadas e reforçadas todas as medidas de prevenção e de proteção individuais e coletivas como”, acrescenta o município que pede para que não se realizem ajuntamentos familiares, ajuntamentos de amigos e apela para que os cidadãos cumpra as regras e diretrizes emanadas peã Direção-Geral de Saúde, nomeadamente o uso de máscara em todos os locais e o reforço do distanciamento e desinfeção das mãos.

“Estas medidas entram em vigor no dia 04 de novembro e mantêm-se até ao dia 19 de novembro, data em que a situação será reavaliada. A Câmara Municipal continua a acompanhar de perto a evolução da situação no país e na nossa região através das orientações das autoridades competentes”, avançou a câmara municipal.