Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Diretora-Geral da Saúde lançou apelo para que medidas básicas sejam cumpridas

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, lançou, esta segunda-feira,  um apelo para que as medidas básicas definidas pelas autoridades de saúde sejam respeitadas.

Na habitual conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da Covid-19, Graça Freitas recordou que foi o cumprimento das regras básicas definidas pelas autoridades de saúde que permitiram travar a expansão e disseminação da doença.

Graça Freitas destacou que apesar de todos estarmos cansados e, por vezes, sejamos tentados  a dar passos que “nos desprotegem” e aos outros, não podemos baixar a guarda, reiterando a necessidade de “reduzir o número de contactos, aumentar a distância física entre pessoas (sempre que possível dois metros), usar a máscara, evitar mexer na cara (sobretudo no nariz e na boca), higienizar as mãos frequentemente e cumprir a etiqueta respiratória”.

A Diretora-Geral de Saúde confirmou que a tendência é para o vírus se continuar a propagar, reiterando a necessidade de todos cumprirmos com as regras de forma que possamos coletivamente minimizar a disseminação  da Covid-19 e achatar a curva e aliviar a  pressão sobre o sistema de saúde.

Na mesma conferência de imprensa, Graça Freitas esclareceu que 96% dos casos ativos estão a ser acompanhados no domicílio.

Graça Freitas explicou que, desde o início da pandemia, verificaram-se 146.847 casos, dos quais cerca de 61 mil são considerados casos ativos, sendo que “estes casos estão sob acompanhamento clínico, a maioria dos quais no seu domicílio”.