Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Gens associa-se a parceria para testar jogadores e familiares

Foto: DR

O Gens Sport Clube, emblema gondomarense, que milita na Divisão Elite da Associação de Futebol do Porto, aderiu ao projeto “ScreenCovid” em parceria com a empresa LGSP Sports.

A LGSP Sports é uma empresa de consultoria e organização de eventos desportivos que pertence ao Grupo Deutsche Lufthansa, que também detém a companhia aérea. A parceria existe já desde o ano passado e a situação pandémica atual motivou a que esta ideia, inovadora na competição, fosse de imediato aceite pela direção do clube. A ideia desta associação surgiu depois de terem sido detetados casos positivos de Covid-19 no plantel sénior.

O projeto “ScreenCovid19″permitiu a testagem de vários jogadores, do plantel sénior, júnior e juvenil, para além de treinadores e familiares dos jovens atletas. A iniciativa decorreu “de forma totalmente voluntária por parte cada jogador e resultou num total de 100% de testes negativos”, garantiu o presidente do clube.

Mário Santos explicou a importância da iniciativa: “Nós confrontámo-nos com um risco muito grande e, face à falta de medidas decretadas pelas entidades que supervisionam este tipo de desporto, têm de ser os clubes, com alguma habilidade ou ginástica mental, a perceberem que tipo de medidas podem tomar para minimizar os riscos dentro do próprio clube. E foi isso que pretendemos com esta iniciativa”.

O presidente gondomarense ficou visivelmente agradado com os resultados obtidos e garante estar mais seguro: “Testámos mais de metade dos elementos do plantel sénior e de escalões de formação e conseguimos perceber que o eventual nível de contágio é diminuto, porque todos os resultados deram negativo e isso dá-nos mais segurança para viver e competir nesta altura”.

O mais jovem presidente da AF Porto assume as dificuldades dos clubes nesta altura e apelou à união entre emblemas e parceiros: “Obviamente que não é uma iniciativa gratuita e sei perfeitamente que os clubes estão a passar por sérias dificuldades, mas, se houver a possibilidade, com parceiros fantásticos como os nossos, de realizar este tipo de iniciativas aconselho vivamente a fazerem-no”.

Este é um projeto pioneiro no futebol amador e formação e poderá ser parte da solução para o relançamento das competições e presença de público nos recintos desportivos.