Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Presidente da Câmara de Lousada congratula-se com decisão de agilizar justificações às pessoas em isolamento profilático

Fotografia: Pedro Machado

O presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, à semelhança do vereador da Ação Social, congratulou-se, este domingo, pela decisão do Governo proceder à emissão, através da Linha Saúde 24, da declaração de isolamento profilático para justificação de faltas ao trabalho e pagamentos dos respetivos dias.

“Solicitei esta medida aquando a reunião com o Primeiro Ministro e felizmente passa a ser uma realidade. Têm existido graves dificuldades das pessoas em isolamento profilático ao obterem as necessárias justificações para as entidades patronais, muito devido ao elevadíssimo número de pedidos junto das entidades locais de saúde que não tem tido capacidade para responder a todos os pedidos. Assim, desde a primeira hora nos pareceu mais sensato e rápido, ser a Saúde 24, no primeiro contacto com o utente, emitir logo a declaração que seria validada posteriormente”, disse, salientando separar “que este processo seja efetivamente rápido e ágil. Os utentes precisam disto”.

Fotografia: Pedro Machado

Refira-se que aquando da presença do primeiro-ministro, António Costa, em Paços de Ferreira, num encontro que contou com a presença dos presidentes das Câmaras de Felgueiras e Paços de Ferreira e diversos organismos locais, regionais e nacionais, no sentido de analisar a incidência crescente de novos casos de infeção por SARS-Cov-2 na região, e debater a adoção de medidas que possibilitem uma redução no número de novos infetados, Pedro Machado já tinha alertado para a necessidade do Governo agilizar a questão das justificações.

“Tive ainda oportunidade para fazer alguns alertas quanto ao funcionamento da Linha Saúde 24, cujos problemas urge resolver, como é o caso da inexistência de justificações para apresentar na entidade patronal quando os utentes recebem instruções, por aquela via, para que fiquem em isolamento”, disse à data.