Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Bombeiros de Paços de Ferreira promovem campanha para angariação de novos recrutas

Fotografia: Bombeiros de Paços de Ferreira

Os Bombeiros de Paços de Ferreira estão a promover uma campanha para a angariação de novos recrutas.  

Com a designação “Bombeiro. Uma parte de ti!”, a campanha tem como destinatários jovens e adultos, entre 17 e os 45 anos.

Os novos recrutas terão de ter como requisitos obrigatórios escolaridade mínima obrigatória, boa condição física e psíquica e gosto pelo trabalho em equipa

Segundo a página oficial e o site dos Bombeiros de Paços de Ferreira,  o “ ingresso na carreira de bombeiro voluntário é feito na categoria de bombeiro de 3ª, de entre os estagiários aprovados em estágio, com idades compreendidas entre os 17 e os 45 anos. O estágio tem a duração mínima de um ano”.

Já o “ recrutamento das escolas de cadetes é feito entre indivíduos com idades entre os 14 e os 16 anos”.

Quanto ao recrutamento das escolas de infantes será feito entre indivíduos com idades entre os 6 e os 13 anos.

De acordo com a instituição, os novos recrutas terão como missão “a prevenção e o combate a incêndios; o socorro às populações, em caso de incêndios, inundações, desabamentos e, de um modo geral, em todos os acidentes; o socorro a náufragos e buscas subaquáticas; o socorro e transporte de acidentados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar, no âmbito do sistema integrado de emergência médica”.

Fotografia: Bombeiros de Paços de Ferreira

Fazem, também, parte dos direitos e deveres do bombeiro voluntário “a emissão, nos termos da lei, de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros; a participação em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que lhes forem cometidas; o exercício de atividades de formação e sensibilização, com especial incidência para a prevenção do risco de incêndio e acidentes junto das populações; a participação em outras ações e o exercício de outras atividades, para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos e nos fins das respetivas entidades detentoras”, assim como a “ prestação de outros serviços previstos nos regulamentos internos e demais legislação aplicável”.

Os Bombeiros de Paços de Ferreira esclarecem, ainda, que o programa de Instrução Inicial de Bombeiro “permitirá a resposta eficaz e eficiente em situação de emergência assim como servirá de apoio para a evolução e desenvolvimento na carreira de Bombeiro”.

A formação decorre em horário pós-laboral e/ou fins de semana, sendo constituída por seis módulos, sendo que o módulo I incluiu as seguintes matérias: Introdução ao Serviço dos Bombeiros, o módulo II, técnicas de Socorrismo, módulo III, Equipamentos, Manobras e Veículos e o módulo IV, técnicas de Salvamento e Desencarceramento”.

Os módulos V e VI, incluem “a formação de operações de extinção de Incêndios Urbanos e Industriais e operações de Extinção de Incêndios Florestais, respetivamente”.

A inscrição pode ser feita no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, sendo necessária a apresentação do bilhete de identidade ou cartão de cidadão; cartão de contribuinte, cartão da Segurança Social, cartão de utente do SNS (se não tiver cartão de cidadão);  carta de condução (se aplicável); boletim de vacinas; indicação do grupo sanguíneo; atestado de residência; certidão do registo criminal (caso seja maior de idade); certificado de habilitações e declaração ou atestado médico declarando bom estado de saúde geral e robustez física suficiente para o desempenho das funções de bombeiro.