Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Faleceu Joaquim Alves Faria

Fotografia: Câmara de Paredes

Faleceu Joaquim Alves Faria, conhecido empresário paredense, fundador da Nortecoope – Cooperativa de Habitação Económica, C.R.L., figura que se destacou quer a nível social, quer a nível desportivo, com a sua ligação ao União Sport Clube de Paredes.

Num comunicado que partilhou e publicou na sua página oficial, a Câmara de Paredes confirmou que foi com consternação que tomou conhecimento da morte do empresário, endereçando as condolências à família.

“Foi com profunda consternação que tomamos conhecimento do falecimento do Senhor Joaquim Alves Faria, empresário, fundador da Nortecoope – Cooperativa de Habitação Económica, C.R.L. O município de Paredes lamenta a perda e, neste momento de dor, endereça à família enlutada o mais profundo pesar e sentidas condolências.  O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida e o Executivo Municipal prestam solidariedade à família e aos amigos”, lê-se na nota da autarquia que recorda que “Joaquim Alves Faria nasceu, em Paredes, em 1932, criou a fundação Nortecoope, uma referência a nível nacional. Foi agraciado pela Câmara Municipal de Paredes em 2019 com a Medalha de Ouro do Município pelo mérito de contribuir para o lançamento do cooperativismo habitacional e equipamentos de solidariedade social e de honrar a cidadania ativa que faz dele ilustre representante dos valores da atividade cívica e política do concelho de Paredes”.

Fotografia: Câmara de Paredes

A câmara municipal esclareceu que Joaquim Alves Faria “notabilizou-se pela construção de edifícios na área social e de apoio à infância e também pela capacidade empreendedora, pela dedicação ao União Sport Clube de Paredes, quer como dirigente, quer como benemérito”.

“Na área empresarial destaca-se ainda pela criação da Litocartão – Cartão Canelado, LDA., EMPRESA com sede no Parque Empresarial de Baltar/Parada. No domínio da cidadania revelou-se um paredense com voz ativa na luta pela liberdade e pela democracia, antes e depois da “revolução de abril”, referiu.

Também o  União Sport Clube de Paredes, através do seu presidente,  António Pedro Silva, admitiu que “a notícia do falecimento de Joaquim Alves Faria trouxe um pesado luto a todo o universo unionista, do qual fez, faz e fará sempre parte”.

“Estamos todos mais pobres, mas por entre a perda há algo que fica, e que ficará sempre na memória de todos aqueles que, no União Sport Clube de Paredes, na cidade e no concelho permanecerá para sempre, como testamento de vida depois da partida, o legado do exemplo de um homem bom”, acrescentou.