Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Apesar da pandemia miúdos celebram Halloween

Fotografia: Câmara de Felgueiras

Celebra-se este sábado  o Halloween, festa pagã com raízes na cultura Celta, muito popular nos Estados Unidos, que tem ganho, nos últimos anos, uma visibilidade e dimensão noutros países da Europa.

A influência da cultura norte americana e o poder da internet têm sido decisivas para disseminar esta festa popular também no nosso país, sendo já, cada vez mais, as crianças e as famílias que celebram a data a aproveitam a efeméride para dar asas à imaginação.

A festa popular do Halloween é, sobretudo, vivida de forma especial pelos mais novos, mas, este ano, devido à crise sanitária que se faz sentir na região e no país não vão poder pedir os doces ou assustar, os mais incautos, com os seus trajes e coreografias mais ou menos assombradas.

Fotografia: Câmara de Felgueiras

Também o ritual de andar a saltitar de casa em casa não vai ser possível concretizar. Apesar de tudo, muitos aproveitaram os dispositivos tecnológicos para partilharem fotos com os amigos e a família alusivas ao dia, assinalarem a data, postarem as suas melhores máscaras, fatos, pinturas e caricaturas.

Nas redes sociais existem mesmo várias referências a dicas para passar um Halloween em casa, decorações a condizer e apelos para restringir o número de amigos e cumprir com as diretrizes e regras da Direção-Geral de Saúde.