Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Antonino de Sousa relembra importância de cumprir normas das autoridades de saúde

Fotografia: Câmara de Penafiel

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, recordou, este sábado, em carta dirigida aos penafidelenses, a importância de todos cumprirmos com as regras e diretrizes que foram definidas  pelas autoridades de saúde, numa altura, que se regista um aumento significativo de infeções por Covid-19 na região e no país.

“ Sei bem do esforço que tem sido feito pela nossa população, pelas instituições e pelas empresas, para conter, prevenir e combater o vírus.  É difícil estarmos mais afastados da família e dos amigos, é difícil resistir aos afetos, é difícil não podermos celebrar datas importantes e festivas e é difícil habituarmo-nos a estas novas regras impostas pela Covid-19.  Mas, este aumento significativo de infeções obriga-nos a ter de continuar com esse esforço de contenção de prevenção e de combate ao vírus.  Por isso decidi voltar a escrever-vos, para vos renovar o apelo para o cumprimento rigoroso, de todas as orientações dadas pelas autoridades de saúde. É essencial manter sempre comportamentos responsáveis, cumprir as normas e seguir as recomendações para vencermos esta pandemia”, disse, confirmando ter-se verificado, ao longo do mês, um aumento significativo de infeções no concelho.

Fotografia: Câmara de Penafiel

“Ao longo deste mês de outubro os casos de Covid-19 aumentaram de forma muito acentuada, com um número de infeções muito elevado, agravando sistematicamente a evolução epidemiológica no nosso concelho. O desafio é grande, as notícias não são positivas, os números multiplicam-se e as imagens – como a do hospital de campanha no nosso Hospital Padre Américo – chocam e assustam-nos”, declarou.

Na carta dirigida aos penafidelenses, o chefe do executivo penafidelense reiterou a importância de manter o distanciamento social, usar a máscara, lavar as mãos frequentemente com água e sabão, utilizar um desinfetante à base de álcool e evitar tocar comas mãos nos olhos, boca e nariz.

“Ao tossir ou espirrar cubra sempre a boca com um lenço ou proteja com o braço, evite contactos com multidões, saia de casa para o estritamente necessário e essencial”, referiu, salientando não existirem forma secretas para eliminar o vírus.

“Tenho a certeza de que unidos, com serenidade e sentido de responsabilidade vamos ultrapassar esta fase”, acrescentou.