Cinfães com 259 casos ativos. Surto ativo no lar S. Sebastião, em S. Cristóvão, com 22 utentes infetados.
A Proteção Civil Municipal de Cinfães avançou, esta sexta-feira, em comunicado emitido ao final da tarde, que o concelho regista, à data, 259 casos ativos, verificando-se um aumento dos curados – 230 no total.
Segundo a Proteção Civil Municipal de Cinfães estão registados 870 contactos em isolamento profilático e vigilância ativa, sendo que desde o inicio da pandemia existem 12 óbitos.
De acordo com os dados daquela entidade, estes valores incluem o surto ativo no lar S. Sebastião, em S. Cristóvão, com 22 utentes infetados, dos quais há registo de um óbito, três internados em meio hospitalar e 18 a recuperar no lar.
“No total dos 40 utentes da instituição, 18 utentes apresentaram testes negativos. Do total de 38 funcionários, 12 testaram positivo e recuperam no domicilio e 26 testaram negativo encontrando-se ao serviço da instituição”, lê-se no comunicado que a autarquia publicou no site e partilhou na página do facebook que esclarece que no âmbito do surto neste lar foi realizada “a desinfeção do lar; foram separados por diferentes pisos os utentes positivos e negativos; foram criadas equipas de trabalho em “espelho”, por 10 dias, em horários consecutivos, de forma a evitar possíveis contaminações, inclusive em ambiente familiar”, sendo que a situação foi acompanhada “in loco” pela proteção civil, autoridade de saúde e segurança social.

Quanto à análise dos dados da evolução no concelho, a Proteção Civil Municipal de Cinfães revela que no dia 24 de outubro houve uma diminuição de 9% do crescimento face à semana anterior, no 26 de outubro registou-se uma diminuição de 22% de aparecimento de novos casos e no dia 28 de outubro verificou-se uma diminuição de 38% de aparecimento de novos casos.
Já a 29 de outubro registou-se um crescimento de 11% de aparecimento de novos casos, face à data anterior.
“A todos os infetados e em isolamento profilático devido ao COVID-19, assim como todos os doentes por outras causas, a recuperar em domicilio ou meio hospitalar, remete-se os votos de completa e rápida recuperação. Aos óbitos que aconteceram remete-se a solidariedade, fraternidade e condolências à família. O combate a esta pandemia depende do contributo de todos nós, nomeadamente do cumprimento das medidas de prevenção”, refere o comunicado que alerta para o cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde, nomeadamente a higienização das mãos, o distanciamento social e a não partilha objetos e use a máscara.
“Todos sabemos que a qualquer momento e em qualquer lugar pode-se iniciar novas fontes de contágio, sejamos, pois, todos agentes da saúde pública e cumpramos todas as normas e medidas preventivas”, acrescenta a Proteção Civil Municipal de Cinfães.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Baião2022.08.10Baião lança concurso da requalificação da EN 304-3 que serve o concelho e o município de Resende
Desporto2022.08.10Cinfães: Associação Desportiva de Piães sobe à Liga de Honra da A. F. Viseu
Região2022.08.10Municípios da região assinalam Dia Internacional da Juventude
Desporto2022.08.10FC Paços de Ferreira manifesta profundo pesar pela morte de Chalana