Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Baião: Festas Concelhias e de São Bartolomeu e Feira Franca suspensas

Fotografia: Câmara de Baião

A Câmara de Baião adiou a Feira Franca,  certame que junta centenas de cabeças de gado de raça arouquesa e que se realiza por ocasião das Festas Concelhias e de São Bartolomeu, na sequência da crise sanitária que está a atingir a região e o país.

A autarquia informou na sua página do facebook que, este ano, por força da situação epidemiológica que o país vive, as tradicionais festas foram suspensas e “ficou assim adiado o momento em que a Câmara Municipal entregava um prémio monetário aos produtores desta raça por cada cabeça de gado nascida no concelho no ano anterior”.

O município esclareceu que foram, entretanto, entregues 15.900 euros, correspondentes a 159 animais da raça nascidos em 2019, num total de 41 produtores, provenientes de diversas freguesias do concelho.

Fotografia: Câmara de Baião

“Este apoio consiste na atribuição de um prémio (uma vez por animal), no valor de 100 euros, aos bovinos, com 6 ou mais meses de idade, até ao limite de 18 meses de idade, desde que o animal tenha nascido e sido criado no concelho de Baião; seja proveniente de uma exploração registada no Sistema Nacional de Identificação e Registo de Animais (SNIRA) e o proprietário tenha a sua situação regularizada”, lê-se no texto que a autarquia de Baião partilhou.

O vereador que tutela o pelouro dos Assuntos Económicos,  José Lima, em declarações que estão plasmadas no site e na página do município, ressalvou que a entrega destes apoios é um pequeno contributo que tem como objetivo estimular o setor face às dificuldades diárias dos produtores.

Refira-se que a Câmara Municipal de Baião entrega apoios desde 2010, atribuindo um subsídio por animal aos produtores de ovinos e caprinos nascidos e criados no concelho.