Novum Canal – Sempre novum, sempre seu.

Novum Informação – Noticias da região

Rota do Românico reaviva tradição do Pão por Deus

Fotografia: Rota do Românico

A Rota do Românico vai reavivar, dia 31 deste mês, a tradição do Pão por Deus, antecipando, assim, a celebração do Dia de Todos os Santos.

Segundo a Rota do Românico, esta atividade é dirigida ao público infantojuvenil, realizando-se. Da parte da manhã, no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel, e, de tarde, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.

“O Pão por Deus, que terá raízes num ritual pagão do século XV, ganhou expressão após o trágico terramoto de 1 de novembro de 1755. No ano seguinte, nesse mesmo dia, a população mais pobre de Lisboa saiu à rua, batendo à porta dos mais afortunados, para pedir pão para enganar a fome”, refere o comunicado que nos foi enviado que esclarece que esta tradição foi-se mantendo ao longo dos tempos, “sobretudo nas áreas mais rurais, assumindo as crianças, entretanto, o protagonismo principal, e substituindo-se, progressivamente, o pão por outras ofertas (bolinhos, romãs, frutos secos, doces, guloseimas, dinheiro…), sem nunca esquecer a cantilena do peditório: Bolinhos e bolinhos / Para mim e para vós. / Para dar aos finados / Que estão mortos, enterrados”.

Fotografia: Rota do Românico

As inscrições para as duas sessões desta atividade, de lotação limitada, estão abertas até ao dia 29 de outubro, inclusive.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.