Novum Canal

mobile

tablet

Arouca condiciona acesso aos cemitérios de 30 de outubro a 2 de novembro

Partilhar por:

Fotografia: Câmara de Arouca

A Câmara de Arouca decidiu condicionar o acesso aos cemitérios do concelho de Arouca de 30 de outubro a 2 de novembro, datas em que se assinalam a celebração do Dia dos Fiéis Defuntos.

Assim, a autarquia determinou várias medidas a cumprir, nomeadamente a obrigatoriedade da utilização de máscara e higienização das mãos, esclarecendo que a permanência no local será pelo tempo estritamente necessário, num máximo de 15 minutos.

O município estabeleceu, também, “circuitos distintos de entrada e saída nos cemitérios, apelou à necessidade dos munícipes cumprirem com o distanciamento social, impondo-se, assim, o distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas, determinando a permanência, no máximo de duas pessoas em simultâneo por cada campa e durante o tempo estritamente necessário para proceder ao culto”.

É, também, proibida a partilha de utensílios, materiais e objetos de limpeza, tendo a autarquia determinado o encerramento das casas de banho públicas.

No espaço exterior aos cemitérios, “a autarquia determinou que estão proibidas as concentrações de pessoas na via pública superior a cinco (Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro)”.

Fotografia: Câmara de Arouca

“A decisão de condicionar o acesso aos cemitérios neste período foi concertada com as Juntas de Freguesia. Em concordância com as paróquias de Arouca, não serão realizadas romagens nem procissões aos cemitérios e não será efetuada qualquer transmissão sonora das celebrações”, refere a nota informativa que se encontra publicada na página e no site do município que apela, também, à  compreensão e colaboração de todos.

Refira-se que estas medidas surgem na sequência da situação epidemiológica que se verifica em Portugal e por forma a prevenir novos contágios por Covid-19.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!