Vereador da Ação Social de Lousada acompanha preocupações de presidente do CHTS e reitera que utentes só devem ir à urgência do hospital em situação grave
O vereador da Ação Social da Câmara de Lousada, Nélson Oliveira, mostrou-se solidário com o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa que, esta terça-feira, em declarações ao Novum Canal apelou à colaboração de todos os utentes face ao “enorme” aumento de casos de infeção pela Covid-19.
Ao Novum Canal, Nélson Oliveira destacou que esta terça-feira contactou a tutela no sentido de solicitar que haja uma maior coordenação da Saúde 24 que, inadvertidamente, estará a encaminhar as pessoas, com sintomas ou que tiveram contacto com um caso Covid-19 positivo para o hospital.
O autarca esclareceu que existem centros de testes na região que permitem realizar os testes de rastreio para a Covid-19, lançando um apelo aos utentes para que não exacerbem os sintomas porque eventualmente poderiam estar a prejudicar outras pessoas.
O autarca subscreveu os apelos lançados pelo presidente do Conselho de Administração do CHTS de que só devem deslocar-se à urgência do hospital em casos verdadeiramente graves, recordando que se esteve em contacto com um caso Covid-19 positivo ou se apresenta sintomas da doença deve ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) ou contactar o seu médico de família para prescrição de teste de rastreio, devendo os testes serem feitos nos centros de diagnóstico móvel (Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras),.
“Sabemos da dificuldade que há em agendar teste em tempo útil dado o elevadíssimo número de pessoas que recorrem a este serviço, contudo, se a pessoa estiver estável ou com sintomas controláveis, não deverá dirigir-se às urgências, sob pena destas continuarem a ter uma brutal afluência e não tratando convenientemente os casos verdadeiramente graves e/ou não-Covid”, disse o vereador.

Refira-se que o CHTS partilhou recentemente na sua página do facebook uma mensagem apelando aos utentes desta unidade ajuda no combate à pandemia, através da adoção de comportamentos adequados.
“O enorme aumento de casos de infeção pela COVID19 na nossa região torna muito difícil o combate sem um esforço coletivo. É fundamental a ajuda de todos e contamos com essa colaboração para vencermos este período difícil da nossa vida coletiva. Junta-se um comunicado feito pelas autoridades de saúde na área do ACES Vale do Sousa Norte (concelhos de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira), mas o mesmo é aplicável aos outros ACES nos 12 Concelhos da nossa região. Em particular neste período, só se devem deslocar à urgência do Hospital em casos verdadeiramente graves. Estão a abrir vários pontos na região para se poderem ali efetuar os testes de rastreio para COVID19, pelo que o contacto com a linha Saúde 24 e os Médicos de família são os acessos adequados antes de se deslocarem para os serviços de urgência”, lê-se no comunicado.
Já esta terça-feira, em declarações ao Novum Canal, o presidente do CHTS, Carlos Alberto, realçou que “atendendo à gravidade da situação da pandemia na região do Tâmega e Sousa, as instituições de saúde sozinhas não vão ser capazes de fazer um combate adequado, porque há cada vez mais pessoas que precisam de ser internadas. A ida à urgência do hospital para fazer testes também é completamente desaconselhada, devendo o contacto fazer-se para a linha SNS 24 e para o médico de família”.
Perfil do Autor

Últimos artigos inseridos
Saúde2022.08.13Estudo revela que vacinação de reforço previne consequências mais graves da doença
Cinfães2022.08.13Cerca de 170 crianças participaram no “Cinfães em Movimento”
Desporto2022.08.13Luís Fernandes, da Rádio Popular – Paredes – Boavista, mantém terceiro lugar na geral individual
Desporto2022.08.13FC Arouca defronta Gil Vicente