Novum Canal

mobile

tablet

Vereador da Ação Social de Lousada acompanha preocupações de presidente do CHTS e reitera que utentes só devem ir à urgência do hospital em situação grave

Partilhar por:

O vereador da Ação Social da Câmara de Lousada, Nélson Oliveira, mostrou-se solidário com o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa que, esta terça-feira, em declarações ao Novum Canal apelou à colaboração de todos os utentes face ao “enorme” aumento de casos de infeção pela Covid-19.

Ao Novum Canal, Nélson Oliveira destacou que esta terça-feira contactou a tutela no sentido de solicitar que haja uma maior coordenação da Saúde 24 que, inadvertidamente, estará a encaminhar as pessoas, com sintomas ou que tiveram contacto com um caso Covid-19 positivo para o hospital.

O autarca esclareceu que existem centros de testes na região que permitem realizar os testes de rastreio para a Covid-19, lançando um apelo aos utentes para que não exacerbem os sintomas porque eventualmente poderiam estar a prejudicar outras pessoas.

O autarca subscreveu os apelos  lançados pelo presidente do Conselho de Administração do CHTS de que  só devem deslocar-se à urgência do hospital em casos verdadeiramente graves, recordando que se esteve em contacto com um caso Covid-19 positivo ou se apresenta sintomas da doença deve ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) ou contactar o seu médico de família para prescrição de teste de rastreio, devendo os testes serem feitos nos centros de diagnóstico móvel (Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras),.

“Sabemos da dificuldade que há em agendar teste em tempo útil dado o elevadíssimo número de pessoas que recorrem a este serviço, contudo, se a pessoa estiver estável ou com sintomas controláveis, não deverá dirigir-se às urgências, sob pena destas continuarem a ter uma brutal afluência e não tratando convenientemente os casos verdadeiramente graves e/ou não-Covid”, disse o vereador.

Refira-se que o CHTS partilhou recentemente na sua página do facebook uma mensagem apelando aos utentes desta unidade ajuda no combate à pandemia, através da adoção de comportamentos adequados.

“O enorme aumento de casos de infeção pela COVID19 na nossa região torna muito difícil o combate sem um esforço coletivo. É fundamental a ajuda de todos e contamos com essa colaboração para vencermos este período difícil da nossa vida coletiva. Junta-se um comunicado feito pelas autoridades de saúde na área do ACES Vale do Sousa Norte (concelhos de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira), mas o mesmo é aplicável aos outros ACES nos 12 Concelhos da nossa região. Em particular neste período, só se devem deslocar à urgência do Hospital em casos verdadeiramente graves. Estão a abrir vários pontos na região para se poderem ali efetuar os testes de rastreio para COVID19, pelo que o contacto com a linha Saúde 24 e os Médicos de família são os acessos adequados antes de se deslocarem para os serviços de urgência”, lê-se no comunicado.  

Já esta terça-feira, em declarações ao Novum Canal, o presidente do CHTS, Carlos Alberto, realçou que “atendendo à gravidade da situação da pandemia na região do Tâmega e Sousa, as instituições de saúde sozinhas não vão ser capazes de fazer um combate adequado, porque há cada vez mais pessoas que precisam de ser internadas. A ida à urgência do hospital para fazer testes também é completamente desaconselhada, devendo o contacto fazer-se para a linha SNS 24 e para o médico de família”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!